Logo
0
R$0,00
0 items

Nenhum produto no carrinho.

NOTÍCIAS

#Esporte

Copa do Catar terá árbitras mulheres

Brasil será representado pela assistente de Santa Catarina Neuza Back

Matéria publicada na Qualé #49

Autor: Maria Clara Cabral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Foto: Divulgação/CBF

Pela primeira vez na história, uma copa do mundo de futebol masculino terá árbitras mulheres apitando os jogos. No total, seis juízas, incluindo uma brasileira, participam da competição no Catar, marcada para novembro e dezembro deste ano. Como árbitras titulares, foram escaladas a francesa Stéphanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita e, como assistentes, a brasileira Neuza Back, a mexicana Karen Díaz Medina e a americana Kathryn Nesbitt.

Em entrevista a um canal de televisão brasileiro, Neuza disse ter ficado surpresa com o anúncio. “Eu soube pela imprensa. Eu ainda não sabia de nada, aí comecei a ver as reportagens e pensei: calma, eu preciso sentar”, disse. “Escalamos árbitras mulheres pela primeira vez na história das copas do mundo. Isso conclui um longo processo que começou há alguns anos com o desenvolvimento de árbitras mulheres em torneios juvenis e de adultos da Fifa. Enfatizamos que é a qualidade que conta para nós, e não o gênero”, afirmou o ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa.

Todas as árbitras escala – das têm experiência em apitar jogos masculinos. Neuza, por exemplo, participou das olimpíadas do Rio e de Tóquio. Também esteve presente no Mundial de Clubes da Fifa de 2020. Ela já trabalhou ainda em inúmeras partidas do Campeonato Brasileiro e do Paulista, entre elas a decisão de 2020 entre Palmeiras e Corinthians.

Além dela, o Brasil contará com outros seis árbitros homens no Mundial, dois titulares e quatro assistentes. No total, serão 129 profissionais da área.

A Qualé é uma publicação da Papo Editora (CNPJ. 35.316.905/0001-50). Todos os direitos reservados.
Rua Saint Hilaire, 194, Jardim Paulista, 11 97616 7308.