Logo
0
R$0,00
0 items

Nenhum produto no carrinho.

BLOG

Fato vs. opinião: o papel do jornalismo na distinção

Um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2021, mostrou que 67% dos jovens de 15 anos no Brasil não sabem distinguir fato de opinião.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Imagem Destacada

Um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2021, mostrou que 67% dos jovens de 15 anos no Brasil não sabem distinguir fato de opinião. Considerando todos os outros 78 países analisados, essa média ficou bem melhor, em torno de 53%.

A habilidade de diferenciar uma mensagem factual de uma opinativa está contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornando-se tema presente nas salas de aula já a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Apenas para relembrar: fato é uma mensagem baseada em evidências, em que o autor busca ser objetivo. Em casos polêmicos, ou seja, em que há diferentes pontos de vista sobre um determinado tema, é comum que os dois lados sejam apresentados.

Já a opinião reflete o pensamento de um sujeito específico, ou seja, é subjetiva. Nesse caso, é comum o autor fazer julgamentos, pautando-se por sua crença ou visão de mundo.  

Não há nada de errado com conteúdos opinativos (ao contrário, qualquer debate tende a ficar mais rico com eles), mas é crucial que o receptor da mensagem entenda suas características e perceba que não se trata necessariamente de um fato.

O jornalismo pode ser uma importante ferramenta nessa discussão. Jornais, revistas, rádio, televisão, em todos os meios é possível encontrar fato e opinião sobre diferentes temas. Na Qualé, por exemplo, esses dois gêneros estão sempre presentes, oferecendo ao professor mais uma oportunidade para explorar suas diferenças e características.

Quer saber mais sobre como usar o jornalismo em sala de aula? Então não deixe de conferir nosso e-book “Introdução ao Jornalismo para Educadores”.

A Qualé é uma publicação da Papo Editora (CNPJ. 35.316.905/0001-50). Todos os direitos reservados.
Rua Saint Hilaire, 194, Jardim Paulista, 11 97616 7308.