Logo
0
R$0,00
0 items

Nenhum produto no carrinho.

BLOG

#Ciência

O papel do jornalismo na divulgação científica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ninguém quer estar numa pandemia, com serviços fechados, pessoas isoladas e correndo risco de morte. No entanto, não há como negar que essa experiência com a Covid-19 nos ensinou muita coisa.

Nossas crianças provavelmente nunca falaram tanto em vírus, vacinas e protocolos de higiene. São assuntos que estão lá, no livro de ciências, mas que ganham outra dimensão quando se tornam parte do dia a dia dos jovens. O processo de aprendizagem fica ainda mais rico quando conectado à realidade.  

O jornalismo tem um papel fundamental nessa história. Ele nos permite acompanhar a produção científica, as descobertas, os avanços, na medida em que ocorrem. Quem poderia imaginar que, um dia, estaríamos ligados no noticiário, acompanhando as notícias sobre cada passo do desenvolvimento de uma vacina? 

Sabemos que, para a ciência, não tem sido fácil. Em um mundo cada vez mais polarizado, o que era assunto de laboratório ganhou as mesas de bar. Familiares, amigos próximos, colegas de trabalho – todos nós, de certa forma – viram a politização de diferentes temas científicos. Nos grupos de WhatsApp, ficou difícil discernir a opinião da evidência científica.

E não é que o assunto volta ao jornalismo, mais uma vez? O noticiário tem o nobre (e desafiador) papel de fazer uma ponte entre os cientistas e a sociedade. Aqui na Qualé a divulgação científica é uma prioridade. Acreditamos que há muita coisa acontecendo lá dentro dos laboratórios que merece ser compartilhada com os jovens. E o que é melhor: de forma prazerosa, mostrando as curiosidades e com um visual bem atraente.

E você, professor? Também curte conversar com seus alunos sobre descobertas científicas? Então venha dar uma espiada na Qualé. Escreva para a gente: [email protected].

A Qualé é uma publicação da Papo Editora (CNPJ. 35.316.905/0001-50). Todos os direitos reservados.
Rua Saint Hilaire, 194, Jardim Paulista, 11 97616 7308.