Logo
0
R$0,00
0 items

Nenhum produto no carrinho.

BLOG

Você já ouviu falar em educação informacional?

Você, professor, provalvemente já ouviu falar em alfabetização (ou educação) midiática. E quanto à educação informacional? 
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Todos nós estamos sendo bombardeados com informações a todo momento. Se já era assim “no nosso tempo”, quando nem existia internet, imagine agora com os smartphones e as redes sociais. 

A preocupação com essa avalanche de conteúdo é uma das bases do conceito da educação midiática (em inglês, media literacy). Sua função é preparar os estudantes para o atual cenário, de forma que eles consigam navegar por esse mar de informação de forma crítica e segura.

Outro conceito relevante nesse contexto é o da educação (ou alfabetização) informacional. O termo tem sido utilizado como uma tradução de news literacy, em inglês, e vem ganhando espaço no currículo norte-americano, junto com a media literacy. Você sabe a diferença entre os dois?

Enquanto a educação midiática nos prepara para lidar com as informações de diferentes mídias, como o jornalismo, a propaganda, a música, filmes etc., a educação informacional aborda especificamente a mídia jornalística.

A necessidade de uma “educação” voltada para esse campo surgiu diante do aumento do número de sites supostamente noticiosos, que adotam um disfarce jornalístico para divulgar informações sem evidências e até mesmo fake news.

A educação informacional busca explicar aos estudantes como o jornalismo de qualidade é feito. Mostra, por exemplo, a importância da apuração, do rigor e da checagem dos dados e outras ferramentas comumente utilizadas nas redações. Além disso, discute temas como a diferença entre fato e opinião, ao mesmo tempo em que explora o pensamento crítico.

Quer saber mais? Não deixe de acessar nosso e-book “Introdução ao Jornalismo para Professores”.

A Qualé é uma publicação da Papo Editora (CNPJ. 35.316.905/0001-50). Todos os direitos reservados.
Rua Saint Hilaire, 194, Jardim Paulista, 11 97616 7308.