Brasil
3 em cada 10 são analfabetos funcionais
Pesquisa considera quem só consegue ler palavras isoladas

Três em cada dez brasileiros de 15 a 64 anos não sabem ler e escrever ou só conseguem ler palavras e números isolados, sem compreender frases longas ou fazer contas, por exemplo. São os chamados analfabetos funcionais. De acordo com a pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgada nesta segunda-feira (5), o grupo corresponde a 29% da população, o mesmo percentual de 2018.
Para realizar o levantamento, foram entrevistadas 2.554 pessoas entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, em todas as regiões do país. O mesmo estudo apontou que a taxa de analfabetismo é maior entre quem tem 40 anos ou mais (cerca de 65%) e entre negros e indígenas. Além disso, o Inaf apontou que 7% da população dessa faixa etária é analfabeta absoluta, ou seja, não consegue ler palavras ou um número de telefone.
Segundo especialistas, os resultados refletem a baixa qualidade da educação brasileira, já que grande parte dos analfabetos funcionais passaram pela escola (cerca de 17% concluiu o ensino médio).
DIGITAL
Pela primeira vez, a mesma pesquisa avaliou o desempenho digital dos entrevistados. O levantamento indica que 25% dos brasileiros de 15 a 64 anos têm baixo desempenho em atividades digitais.
O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, co-realizada pela Fundação Itaú, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unesco e Unicef.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Senado aprova PL da Adultização
Projeto de lei visa proteger crianças e jovens nas redes
Brasil chega a 213,4 milhões de habitantes.
São Paulo é a cidade mais populosa, segundo o IBGE
Brasil leva duas pratas no Mundial de Ginástica.
País faz sua melhor campanha na série mista e no conjunto geral
Por que o pica-pau não quebra o bico?.
Bico resistente e crânio amortecido protegem a ave
Após denúncia de youtuber, sharenting vira debate.
Jovens opinam sobre pais que expõem filhos online
Cadu e Carol: dupla que mistura notícia e humor.
Apresentadores mostram sintonia e leveza no rádio
Você sabia que tem campeonato de tudo?.
Descubra competições malucas que acontecem pelo mundo