Cultura
“Ainda Estou Aqui” traz 1º Oscar para o Brasil
Produção leva estatueta de Melhor Filme Internacional

O Brasil está em festa. Após fazer sucesso no Brasil e em vários outros países do mundo, o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido pelo carioca Walter Salles, levou o Oscar na categoria Melhor Filme Internacional, na qual era favorito. O longa também estava indicado como Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres), mas não venceu – as estatuetas foram para “Anora” e Mikey Madison, respectivamente.
O filme conta a história da família Paiva no Rio de Janeiro durante a época da ditadura militar (1964-1985). Em seu discurso, o diretor agradeceu à memória da advogada Eunice Paiva, que lidou com o desaparecimento do marido ao lado de cinco filhos. "Isso vai para uma mulher que teve uma perda tão grande. Esse prêmio vai para ela, Eunice Paiva, e para as mulheres extraordinárias que deram vida a elas, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro", disse o diretor.
Esta foi a quinta indicação de uma produção brasileira ao Oscar. As outras foram com "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999), este último também dirigido por Salles. A vitória marca um momento histórico para o cinema nacional.
O longa também projetou Fernanda Torres internacionalmente. Depois de vencer o Globo de Ouro (outro importante prêmio do cinema mundial) como Melhor Atriz em janeiro, a brasileira conduziu uma intensa campanha de divulgação do filme, na qual participou de programas de entrevistas e estampou capas de revistas e jornais pelo mundo. Até agora, o longa arrecadou R$ 159 milhões, incluindo as bilheterias do Brasil e de países como Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Itália, Austrália, Colômbia, Reino Unido, entre outros.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Por dentro das plantas carnívoras
Plantas carnívoras não fazem mal aos humanos e ainda ajudam no controle de insetos
Mudança de hábito: costumes do passado.
Conheça hábitos antigos que hoje parecem absurdos
Inter de Milão e PSG fazem grande final.
Italianos e franceses disputam título da Champions League
Super-Homem está de volta aos cinemas.
Você sabe tudo sobre o herói? Confira o nosso quiz
Desmatamento cai 32% no Brasil.
Em seis anos, todos os biomas apresentaram queda ou estabilidade
Ancelotti assume a seleção brasileira.
Italiano é o quarto estrangeiro no comando do time
Ginástica rítmica fatura ouro inédito.
Equipe ganhou três medalhas na etapa portuguesa do mundial