Ciência
Astronautas são recebidos por golfinhos
Americanos e russos pousaram em cápsula vinda da Estação Espacial
Depois de morar nove meses no espaço, na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas Barry Eugene Wilmore, 62 anos, e Sunita Williams, 59, da Nasa, voltaram para a Terra na terça-feira (18 de março). A aguardada viagem de retorno teve cerca de 19 horas de duração, e a aterrissagem ocorreu no oceano da costa da Flórida, nos Estados Unidos. A nave foi cercada por curiosos golfinhos. As fotos foram divulgadas pela Nasa.
Parte do procedimento foi chamado de amerissagem, ou seja, pouso controlado de um veículo espacial no mar. A cápsula com a dupla norte-americana, que era para ficar apenas 8 dias no espaço, trouxe à bordo também os cosmonautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov, da agência espacial russa. Todos passam bem.
O retorno teve várias etapas. Primeiro a cápsula desacoplou da estação, depois passou por série de manobras orbitais para se posicionar corretamente, sofreu uma ‘queima’ de reentrada da atmosfera que desacelerou a nave e a deixou chamuscada, e, por fim, a descida foi controlada por quatro enormes paraquedas.
POR QUE TANTO TEMPO PRESOS?
Barry e Sunita saíram da Terra em 5 de junho de 2024 em uma cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, mas alguns problemas na espaçonave, como um vazamento de gás hélio ainda a caminho da Estação, fizeram com que precisassem estender a missão e adiar a volta em 286 dias. Além disso, outras negociações de segurança atrasaram o retorno, que foi feito a bordo da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, de Elon Musk, concorrente da Boeing.
A Qualé falou sobre a rotina dos astronautas na edição 88. Confira aqui.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Essas manias estão bombando por aí!
Teste o quanto você sabe sobre as tendências do momento
Todos em movimento!.
Mexer o corpo desde a infância cria hábitos saudáveis e previne doenças
Descobrindo diferentes formas de aprender.
Alunos do Colégio São Luís visitam escolas diferentes
COP 30 e a polêmica do preço da hospedagem.
Evento em novembro reúne 196 países em Belém
Cadu e Carol: dupla que mistura notícia e humor.
Apresentadores mostram sintonia e leveza no rádio
Após denúncia de youtuber, sharenting vira debate.
Jovens opinam sobre pais que expõem filhos online
Por que o pica-pau não quebra o bico?.
Bico resistente e crânio amortecido protegem a ave