Ciência
Astronautas são recebidos por golfinhos
Americanos e russos pousaram em cápsula vinda da Estação Espacial
Depois de morar nove meses no espaço, na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas Barry Eugene Wilmore, 62 anos, e Sunita Williams, 59, da Nasa, voltaram para a Terra na terça-feira (18 de março). A aguardada viagem de retorno teve cerca de 19 horas de duração, e a aterrissagem ocorreu no oceano da costa da Flórida, nos Estados Unidos. A nave foi cercada por curiosos golfinhos. As fotos foram divulgadas pela Nasa.
Parte do procedimento foi chamado de amerissagem, ou seja, pouso controlado de um veículo espacial no mar. A cápsula com a dupla norte-americana, que era para ficar apenas 8 dias no espaço, trouxe à bordo também os cosmonautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov, da agência espacial russa. Todos passam bem.
O retorno teve várias etapas. Primeiro a cápsula desacoplou da estação, depois passou por série de manobras orbitais para se posicionar corretamente, sofreu uma ‘queima’ de reentrada da atmosfera que desacelerou a nave e a deixou chamuscada, e, por fim, a descida foi controlada por quatro enormes paraquedas.
POR QUE TANTO TEMPO PRESOS?
Barry e Sunita saíram da Terra em 5 de junho de 2024 em uma cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, mas alguns problemas na espaçonave, como um vazamento de gás hélio ainda a caminho da Estação, fizeram com que precisassem estender a missão e adiar a volta em 286 dias. Além disso, outras negociações de segurança atrasaram o retorno, que foi feito a bordo da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, de Elon Musk, concorrente da Boeing.
A Qualé falou sobre a rotina dos astronautas na edição 88. Confira aqui.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Forte terremoto atinge o sudeste da Ásia
Ao menos 2.900 pessoas morreram em Mianmar e na Tailândia
Câmara aprova ‘Lei Larissa Manoela’.
Texto regulariza gestão do patrimônio de crianças e jovens
Corinthians supera Palmeiras e é campeão.
Empate diante de 48 mil garante 31º título paulista ao Timão
Argentina ganha de goleada do Brasil.
Partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo termina em 4 x 1
Tricô, crochê e bordado fazem sucesso.
Crianças e adolescentes estão cada vez mais interessados em aprender
Escola combate a gordofobia com arte.
Ensaio e exposição espantam o bullying e o preconceito
Você sabe como se forma um vulcão?.
Especialista explica a origem e traz mais curiosidades
Pandemia do coronavírus completa cinco anos.
Isolamento afetou o desenvolvimento de crianças nascidas nesse período