Mundo
Austrália proíbe redes a menores de 16 anos
Lei entra em vigor a partir desta quarta-feira no país
A partir desta quarta-feira (10), a Austrália proíbe o uso de redes sociais a menores de 16 anos. Segundo o governo do país, a medida é uma resposta ao aumento de riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital. A nova lei irá obrigar plataformas a bloquearem mais de um milhão de perfis.
Contas em plataformas como Instagram, Facebook, Tik Tok, X, Snapchat, YouTube, Reddit e alguns streamings devem ficar de fora do radar dos adolescentes, que lamentaram o ocorrido um dia antes nas mesmas redes. Em caso de violação, as empresas serão responsáveis por pagar multas que podem chegar a mais de R$ 170 milhões.
Tecnologias como verificação de idade, checagem de documentos e reconhecimento facial e de voz devem ser usadas para impedir o acesso de menores. Especialistas reconhecem que a medida ainda precisa ser testada, uma vez que poderá levar jovens a buscar alternativas em sites e outros ambientes digitais inseguros.
Mais da Qualé
Arara e tucuxi entram na lista de ameaçados
Avaliação mostra que 1.280 espécies brasileiras estão sob risco
Inundações no Nepal e no Tibete deixam vítimas.
Socorristas ainda buscam mais de 4 mil desaparecidos
Empresas brasileiras pedem recuperação judicial.
Entenda o que explica a situação de algumas companhias
“Para quem ama histórias que tocam o coração”.
“A Maravilhosa Árvore Encantada” traz universo mágico aos cinemas