Brasil
Balas são proibidas por risco de contaminação
Sabe aquela balinha rosa e macia com sabor de iogurte? Melhor evitá-la pelos próximos meses. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição de 30 lotes dessa bala rosa e de outros seis produtos da marca Dori por suspeita de contaminação pela bactéria Salmonella. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (20).
Além da bala Yogurte 100 Morango também vão ser recolhidos pacotes da bala de hortelã recheada, bala bolete tutti frutti, bala de hortelã mint, bala de morango recheada, dori regaliz tijolo e bala Lua Cheia Chantilly. Em comunicado oficial, a empresa disse que os produtos foram fabricados em Rolândia, Paraná, entre 21/6/24 e 10/7/24.
“Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”, destacou a marca Dori, que afirmou que os outros produtos são considerados seguros para consumo. A empresa disponibilizou o telefone 0800 707 4077 e o e-mail [email protected] para tirar dúvidas.
Sobre a bactéria Salmonella
São conhecidos mais de 2.600 tipos da bactéria Salmonella, que transmite infecções em animais e humanos. Ela é adquirida pelo consumo de alimentos contaminados. Entre os sintomas, estão dores de barriga, diarreia, vômito, febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite e calafrios. Podem surgir até 3 dias depois da bactéria entrar no organismo. Há tratamento.