Esportes
Seleção brasileira leva o hexa no futsal
A seleção brasileira conquistou o hexacampeonato da Copa do Mundo de futsal. A equipe venceu por 2 a 1 a Argentina e levou o título. A final, que aconteceu no domingo (6) na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão, foi acirrada até o último minuto. O diferencial foi a atuação do goleiro brasileiro William, que salvou o time.
Os dois gols brasileiros foram marcados ainda no primeiro tempo. Aos cinco minutos, Ferrão abriu o placar após jogada ensaiada de falta. Apenas dois minutos depois, Rafa desviou, de coxa, para o gol argentino. Os adversários só conseguiram marcar faltando dois minutos para o fim do jogo quando Matias Rosa balançou as redes. A partir daí o Brasil só segurou o placar e saiu para comemorar.
O Brasil terminou a competição sem perder nenhuma partida, com 40 gols marcados e apenas seis sofridos. Para chegar à final, a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier, passou por Cuba, Croácia e Tailândia na primeira fase, e depois derrotou Costa Rica, Marrocos e Ucrânia.
Durante coletiva de imprensa após a partida, o técnico elogiou a união do time. “O Brasil mostrou uma força coletiva impressionante, e trabalhamos todo dia para não ter protagonistas, para ter pessoas que querem a mesma coisa. Para aqueles que achavam que coletividade e união só existem em outros países, está dado o recado. Aqui também tem e tem muito mais”, deu o recado.
O hexa veio após 12 anos de disputas. Em 2016, a seleção perdeu para o Irã nas oitavas de final e, em 2021, para a Argentina na semifinal. Agora o Brasil contabiliza vitórias em 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e 2024. Com isso, arrancou na vantagem de títulos. A segunda colocada é a Espanha, com dois. Portugal e Argentina só tem um cada.