Cultura
Brasil ganha inédito Globo de Ouro
Fernanda Torres é eleita melhor atriz por “Ainda Estou Aqui”; longa também é indicado ao Prêmio Bafta
Pela primeira vez, uma atriz do país ganhou o Globo de Ouro, importante prêmio mundial das produções cinematográficas, no domingo (5). Fernanda Torres venceu na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles. A brasileira estava concorrendo com Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Kate Winslet e Pamela Anderson.
E o filme continua em alta. Nesta quarta-feira (15), foi indicado ao Prêmio da Academia Britânica de Cinema (Bafta) como melhor filme estrangeiro, considerado o "Oscar britânico". A cerimônia acontecerá no dia 16 de fevereiro, em Londres.
A atriz de 59 anos recebeu a estatueta do Globo de Ouro das mãos de Viola Davis e agradeceu a mãe, Fernanda Montenegro, 95, que também está no elenco do filme. “(...) Quero dedicar esse prêmio à minha mãe, vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte pode sobreviver na vida”, disse. O filme “Central do Brasil”, protagonizado por Montenegro, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.
“Ainda Estou Aqui”, que levou mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas no país (a classificação é de 14 anos) desde a sua estreia, em 7 de novembro, já ganhou o Festival de Veneza e o Green Drop Award. A possibilidade do longa e da atriz Fernanda Torres aparecerem na lista oficial do Oscar é grande. Os nomes serão divulgados em 17 de janeiro e a premiação acontece em 2 de março.
O longa “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, filho de Eunice Paiva. Interpretada por Fernanda Torres, Eunice enfrenta o regime militar depois da prisão e do desaparecimento do marido, Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Messi se aposenta da seleção argentina
Camisa 10 encerra trajetória na equipe após 21 anos e seis títulos
Flávio Bolsonaro e Lula vão ao 2º turno.
Diferença de votos é inferior a 2%; veja os governadores já eleitos
Qual animal é o mais engraçado?.
Brasileira está entre os finalistas com foto de peixinho do Caribe
A IA vai superar a inteligência humana?.
Conheça diferentes opiniões sobre esse assunto
São Paulo é campeão brasileiro feminino.
Tricolor faz história diante de quase 50 mil torcedores
Manual do detetive digital.
Dicas práticas para você não cair nas armadilhas da inteligência artificial
“Para onde vão as coisas quando a gente não usa mais?”.
“Manu e A Ciranda de Tudo” traz reflexões sobre o descarte
De Luanda para São Paulo.
Lupini conta como é descobrir um novo jeito de viver no Brasil