Cultura
Brasil ganha inédito Globo de Ouro
O Brasil fez história na noite deste domingo (5). Pela primeira vez, uma atriz do país ganhou o Globo de Ouro, importante prêmio mundial das produções cinematográficas. Fernanda Torres venceu na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles. A brasileira estava concorrendo com Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Kate Winslet e Pamela Anderson.
A atriz de 59 anos recebeu a estatueta das mãos de Viola Davis e agradeceu a mãe, Fernanda Montenegro, 95, que também está no elenco do filme. “(...) Quero dedicar esse prêmio à minha mãe, vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte pode sobreviver na vida”, disse. O filme “Central do Brasil”, protagonizado por Montenegro, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.
“Ainda Estou Aqui”, que levou mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas no país (a classificação é de 14 anos) desde a sua estreia, em 7 de novembro, já ganhou o Festival de Veneza e o Green Drop Award. A possibilidade do longa e da atriz Fernanda Torres aparecerem na lista oficial do Oscar é grande. Os nomes serão divulgados em 17 de janeiro e a premiação acontece em 2 de março.
O longa “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, filho de Eunice Paiva. Interpretada por Fernanda Torres, Eunice enfrenta o regime militar depois da prisão e do desaparecimento do marido, Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970.