Ciência
"Cometa do século" se aproxima da Terra
Menor distância do corpo celeste será por volta de 13 de outubro

Descoberto pelo Observatório de Tsuchinshan, na China, e pelo projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), da Nasa, o cometa C/2023 A3 está visível da Terra desde o dia 22 de setembro. Apelidado de "cometa do século", o corpo celeste está cada vez mais próximo do Sol. Nesta sexta-feira (27), por exemplo, acontece o chamado periélio (menor distância do Sol).
O C/2023 A3 ganhou esse apelido por ter um brilho intenso equivalente ao do cometa Hale-Bopp, considerado um dos mais brilhantes do século 20, que passou pela Terra em 1997 e recebeu o mesmo nome.
Especialistas afirmam que até o dia 7 de outubro ele está se aproximando do Sol, o que faz com que apareça nas primeiras horas da manhã, no leste, pouco antes do amanhecer. Entre 7 e 11 de outubro, ele ficará mais distante, e após essa data, perto do dia 13 de outubro, deverá alcançar sua maior aproximação da Terra e seu brilho máximo, podendo se tornar visível a olho nu logo após o pôr do sol, no oeste, perto do horizonte.
Astrônomo do Observatório Nacional, Filipe Monteiro afirma que "a maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre". Ou seja, quanto mais limpo e mais escuro o céu, maior a chance de ver o cometa, mas grandes cidades como São Paulo, muito afetadas pela poluição dessa época do ano, e outras que sofrem com as queimadas, terão a visualização prejudicada. Mas não custa tentar: deixe separada a sua luneta ou binóculo.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Brasil recupera fósseis de museu alemão
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas
Supertelescópio registra exoplaneta.
James Webb captura imagem de corpo celeste que orbita estrela
Esse tal de algoritmo.
Saiba mais sobre as fórmulas que parecem ler nossos pensamentos
EUA entram na guerra entre Israel e Irã.
País norte-americano atacou três instalações nucleares iranianas
Notícias de animais que foram destaque.
Cacatuas, aranhas e baleia jubarte. Vem conferir!
Conheça a criadora dos Bobbie Goods.
Abbie Goveia comenta o sucesso de seus livros de colorir