Mundo
Donald Trump sofre atentado nos EUA
Na tarde do último sábado (13), o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, de 78 anos, sofreu um atentado a tiros enquanto fazia um discurso na cidade de Butler, na Pensilvânia. Um dos disparos o atingiu de raspão na orelha direita, mas uma pessoa da plateia morreu e outras duas ficaram feridas.
O responsável pelos tiros foi Thomas Crooks, de 20 anos, que foi morto logo após o ocorrido por agentes das forças de segurança do país. Não se sabe ainda os motivos que o levaram a cometer o crime.
Meia hora depois do ocorrido, a equipe de Trump divulgou que ele estava bem e seguro. O ataque aconteceu às vésperas da convenção que deve confirmar sua candidatura pelo partido republicano à presidência e o político já confirmou presença.
Faltam cerca de cem dias para o início das eleições nos Estados Unidos. O atual presidente, Joe Biden, que também é candidato à reeleição, não vem enfrentando bons momentos e mostrou-se confuso em debates. Analistas apontam que o atentado a Trump pode fortalecê-lo ainda mais.
O ato violento foi repudiado em todo o mundo, inclusive por Biden, que conversou com Trump por telefone logo após o ocorrido e fez um pronunciamento pedindo que "se abaixe a temperatura da política do país", condenando a violência.