Escola
Banda marcial de EMEF em SP se destaca em competições
Grupo de 40 estudantes toca desde canções tradicionais (como o tema de Ayrton Senna) até trilhas de filmes (como Titanic)
_08.16.28.jpg)
Por três vezes na semana, ocasionalmente até aos sábados, 40 alunos da Emef Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos, na Vila Angélica, zona norte de São Paulo, ficam ansiosos para se reunir com o professor Isaias de Melo na sala de música. Eles querem logo saber qual será a próxima composição que vão ensaiar para se apresentar com a banda marcial da escola.
Além das canções tradicionais (como o tema da vitória do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna), o grupo, composto por estudantes de 8 a 15 anos, adora interpretar trilhas de filmes. “Minha música favorita é a do Titanic”, conta a trombonista Beatriz, 11, do 6º ano. Na lista, estão ainda canções de “A Bela e A Fera” e de “Os Vingadores”.
Os alunos também já participaram de algumas competições, sempre conseguindo os primeiros lugares. “A parte em que fico mais nervosa é a hora de entrar no local de apresentação. Depois a tensão passa e nos divertimos”, afirma Jamile, 12, do 6o ano, que toca prato.
A Emef já contava com uma banda, mas, por causa da pandemia, ficou bastante tempo sem se reunir. Há sete meses, porém, quando o professor passou de sala em sala convidando os alunos a retomar o projeto, eram poucos os que já tinham tido contato com instrumentos musicais ou sequer sabiam o que era uma banda marcial – que, em inglês, é marching band ou ‘banda que marcha’. Além de tocar, eles se movimentam como uma marcha mesmo.
“O instrumento escolhe o músico e todos podem aprender. Basta ter disciplina”, explica Isaias. Carlos, 15, do 9o ano, que toca trompete, dá dicas a quem pensa em participar de uma banda. “É preciso insistir no aprendizado. Se você desiste do instrumento por um dia, ele te deixa na mão por dois.”
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Tire suas dúvidas sobre o tarifaço
Governo lança medidas de apoio aos pequenos produtores
Brasileiros disputam Bola de Ouro.
Marta, Vini Jr. e o Botafogo estão entre os concorrentes do prêmio
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada.
Decisão de prender ex-presidente do Brasil é do STF
Especial: escolas à beira do Rio Negro.
Saiba mais sobre a vida e o aprendizado no caminho das águas
Robôs ganham espaço nos campos de futebol.
Competição mundial mostra evolução das máquinas
Museus: guardiões da memória e da história.
Espaços que preservam o passado e inspiram as gerações do futuro
Ailton Krenak lança livro para crianças.
Autor e ativista indígena fala de seu processo de escrita
Pipeiros fortalecem união comunitária.
Grupo promove ações sociais e mantém a cultura da pipa
Toy Story: brinquedos são amigos há 30 anos.
Longa foi o primeiro totalmente produzido por computação
Por que o sangue tem diferentes tipos?.
Saber qual é ajuda se a pessoa precisar de transfusão