Meio Ambiente
Foto de girinos ganha primeiro lugar
Prêmio britânico destaca melhores imagens de animais
O registro de dezenas de girinos* nadando livremente no fundo do Lago Cedar, na região da Colúmbia Britânica, no Canadá, foi o vencedor do prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem de 2024. A imagem é de Shane Gross, jornalista canadense especializado em conservação marinha. Ele foi um dos 17 profissionais premiados da 60ª edição do concurso, que recebeu inscrições de 59.228 fotos de 117 países.
Segundo o júri, foi escolhida por representar “a conexão entre plantas, animais e o ambiente, representando assim como a beleza da natureza pode ser encontrada em qualquer lugar”. Gross espera que o prêmio chame a atenção para a preservação dos anfíbios. As 100 melhores fotos fazem parte de uma exposição no Museu de História Natural de Londres.
*Os girinos são do sapo-ocidental, espécie encontrada só no oeste do Hemisfério Norte. As fêmeas colocam milhares de ovos na vegetação submersa de lagoas entre fevereiro e agosto. Os girinos se transformam em adultos até 3 meses após os ovos eclodirem.
Bastidores
Shane Gross ficou horas submerso para registrar a imagem. Para evitar que lodo ou algas subissem do fundo do lago e reduzissem a visibilidade, ele seguiu trilhas abertas por castores. Veja como a imagem vencedora foi feita aqui.
OUTRAS CATEGORIAS
Crianças fotógrafas
Com 10 anos, Alberto Gómez, da Espanha, venceu com a imagem que chamou de “Livre como um Pássaro”. O menino fez a foto de dentro do carro do pai enquanto estavam passeando por um parque.
Jovens fotógrafos
O alemão Alexis Tinker-Tsavalas, 17 anos, captou a imagem de um colêmbolo (ou pulga de jardim) ao lado de um bolor, ambos com menos de milímetros, em uma floresta em Berlim.
Animais em seu ambiente
Um lince se espreguiçando numa montanha coberta de neve é o cenário perfeito para uma foto premiada. Ela demorou seis meses para ser feita pelo russo Igor Metelskiy.
Comportamento: mamíferos
Registro de bebê macaco dormindo após ser amamentado pela mãe no Parque Nacional Wilpattu, no Sri Lanka. A foto é de Hikkaduwa Vinod.
Comportamento: aves
Zack Zhi, da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu fotografar o momento em que um falcão-peregrino estava caçando uma borboleta.
Comportamento Anfíbios e Répteis
A norte-americana Karine Aigner veio ao Brasil para fotografar essa imagem. O flagrante feito no Mato Grosso, Brasil, é de uma sucuri envolta da boca de um jacaré.
Fotojornalismo
A imagem de Britta Jaschinski mostra um perito da polícia de Londres buscando impressões digitais em um marfim de elefante. A ideia era fazer um alerta para o contrabando de marfim.
Mais da Qualé
Essas manias estão bombando por aí!
Teste o quanto você sabe sobre as tendências do momento
Todos em movimento!.
Mexer o corpo desde a infância cria hábitos saudáveis e previne doenças
Descobrindo diferentes formas de aprender.
Alunos do Colégio São Luís visitam escolas diferentes
COP 30 e a polêmica do preço da hospedagem.
Evento em novembro reúne 196 países em Belém
Cadu e Carol: dupla que mistura notícia e humor.
Apresentadores mostram sintonia e leveza no rádio
Após denúncia de youtuber, sharenting vira debate.
Jovens opinam sobre pais que expõem filhos online
Por que o pica-pau não quebra o bico?.
Bico resistente e crânio amortecido protegem a ave