Mundo
Israel e Hamas anunciam acordo de cessar-fogo
Uma boa notícia para o conflito que envolve Israel e o grupo palestino Hamas. Após uma longa negociação, foi anunciado nesta quarta-feira (15) um plano de cessar-fogo com duração inicial de seis semanas nos combates. O anúncio foi feito pelo premiê do Qatar, Mohammed al-Thani, e a previsão é que passe a vigorar a partir deste domingo (19) após 467 dias de guerra.
Na primeira fase, o plano prevê a liberação de 33 israelenses sequestrados pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos e, segundo o esboço do acordo, terá duração prevista de 42 dias. Entre os reféns estarão mulheres, crianças, idosos e doentes, além de soldados.
Israel, em troca, deverá liberar centenas de palestinos presos, cerca de 30 para cada refém civil e 50 por militares. Além disso, espera-se um afastamento das forças israelenses das áreas mais povoadas da Faixa de Gaza, o que irá permitir uma maior entrada de ajuda humanitária na devastada região.
Na segunda fase do plano, é esperado que Israel e Hamas declarem o fim das hostilidades e a liberação de mais reféns por parte do Hamas em troca de prisioneiros palestinos, mas o número de pessoas e outros detalhes ainda não estão definidos e vão depender do andamento da primeira fase. Só se sabe que as negociações não devem ser nada fáceis.
Por fim, na terceira e aguardada fase, estaria previsto um plano de reconstrução da Faixa de Gaza, com duração estimada de três a cinco anos. Vamos acompanhar e torcer. Para saber mais sobre o conflito que envolve Israel e o povo palestino leia a edição de número 75 da Qualé.