Curiosidade

Qualé a boa: Jogos de tabuleiro estimulam habilidades especiais infantis

Brincadeiras ajudam a desenvolver raciocínio e autonomia das crianças

14/03/2023 18:13 atualizado há 8 meses

Imagem Qualé a boa: Jogos de tabuleiro estimulam habilidades especiais infantis
Créditos da imagem: Freepik.

Conhece o jogo da velha? Na escola ou em casa, com amigos ou familiares, você já deve ter jogado ou visto por aí. Este é um dos jogos de tabuleiro mais famosos do Brasil, com o qual a gente aprende desde pequeno a usar a estratégia.

Já o mais famoso da história é o xadrez. Outro também bastante conhecido, que usa o mesmo tabuleiro, é o jogo de damas. “Na Ásia, temos o go, nascido na China e incorporado à cultura japonesa. Na África, os jogos do grupo mancala, muitas vezes jogados no chão, com sementes ou pedrinhas, também são muito conhecidos e fazem parte da cultura”, explica a ludóloga Bianca Rozenberg*.

Além de divertidos, os jogos também são considerados patrimônios culturais da humanidade. “Eles são produtos de uma sociedade, têm traços culturais específicos. São formas de preservar saberes, fontes vivas de conhecimento, e a melhor maneira de a gente preservar esse patrimônio é jogando”, afirma Bianca.

Ela fala que o mesmo pode acontecer com os jogos modernos, inventados no presente. “Alguns vão evoluir, outros desaparecer. Daqui a cem anos, por exemplo, eles podem refletir o nosso contexto de hoje.”


HISTÓRIA

Há registros sobre o surgimento de jogos de tabuleiro há cerca de 5.500 anos. Suas diferentes e inúmeras regras, no entanto, foram sendo interpretadas por meio de documentos arqueológicos e pesquisas.

Bianca conta que entre os jogos mais antigos do mundo está o curioso senet, que surgiu no Egito e pode ser considerado um antepassado do gamão. “É um jogo ligado ao caminho da vida. Ele era como um ritual, em que o jogador vence forças inimigas para entrar no paraíso. Alguns tabuleiros foram encontrados na tumba de Tutancâmon, faraó egípcio que viveu há mais de 3.000 anos”, explica.


* Ludólogo é um profissional especializado em jogos. Bianca Rozenberg, por exemplo, conhece vários jogos do mundo inteiro e ensina professores e crianças a usá-los.


Professor de literatura cria canções antirrascistas para conscientizar.

Allan Pevirguladez tem 12 músicas; veja dicas de livros sobre o orgulho afrodescendente

CCXP vai até domingo em São Paulo.

Maior feira de cultura pop da América Latina reúne astros de filmes e séries, além de quadrinistas e fãs do universo geek

Por um mundo mais acessível.

Em dezembro, tem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD); conheça histórias inspiradoras e saiba como ajudar

Canguru ‘tocando guitarra’ é o vencedor de prêmio mundial de fotografia.

Imagem foi escolhida como a foto mais engraçada do Comedy Wildlife Awards

Acesso à internet cresce e chega a 84% dos lares brasileiros.

Pesquisa mostra que percentual é de 92% para entrevistados de 10 a 15 anos

Conferência mundial do clima acontece em Dubai.

Evento, que começa dia 30 e segue até 12 de dezembro, pretende reafirmar compromissos ambientais entre as nações; Brasil participa com propostas e grande delega

Sabores de Natal pelo mundo.

Chefs de cozinha de diferentes países contam quais são as comidas típicas para a data

Brasil participa de 'Copa' para limpeza de ruas.

Objetivo é juntar a maior quantidade de resíduos em uma hora

Brasil está em primeiro lugar disparado no Parapan de Santiago.

Atletas já conquistaram 134 medalhas; jogos vão até o dia 26 de novembro

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Para concordar, clique em "Entendi". Saiba mais...