Mundo
Leão XIV é o novo papa
Norte-americano Robert Prevost é escolhido no Vaticano

O mundo tem um novo papa: Robert Francis Prevost. O sucessor de Francisco tem 69 anos, usará o nome Leão XIV* e é o primeiro papa dos Estados Unidos da história. A fumaça branca com a indicação de um novo representante máximo da Igreja Católica saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, após dois dias de votação dos cardeais no conclave (leia mais na edição 100).
“Quero fazer esta saudação de paz para que entre no nosso coração, alcance todas as famílias, a todas as pessoas, onde elas estejam, todos os povos, a Terra toda”, disse o 267º papa na abertura do seu primeiro discurso em italiano e espanhol para milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro. "O mal não vai prevalecer, estamos todos nas mãos de Deus”, declarou.
O pontífice também agradeceu os cardeais que o escolheram e mencionou Francisco. “O papa que abençoava Roma dava sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã no dia de Páscoa. Permitam-me dar seguimento àquela mesma benção”, disse. Para especialistas, ele deve dar continuidade ao trabalho do seu antecessor.
Robert é norte-americano, nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, mas é conhecido como o “pastor de duas pátrias", já que fez trabalhos missionários por anos no Peru. Ele ingressou na vida religiosa aos 22 anos, é formado em Matemática, tem mestrado em Teologia e doutorado em Direito Canônico.
*A última vez que um papa escolheu o nome Leão foi em 1878, após o Leão XIII, que ficou conhecido por defender a tradição católica, mas com atenção às questões sociais e contemporâneas. É o quarto nome mais utilizado entre papas: foram 14 vezes. Os outros são João (21), Gregório (16) e Bento (15).
Notícias Relacionadas
Qualé especial 100: o poder dos livros!.
Crianças leitoras entrevistam grandes autores brasileiros
RG animal traz mais segurança e proteção.
Cães e gatos agora podem ter seu próprio documento
Inteligência Artificial afeta a natureza.
Descubra como a tecnologia impacta o meio ambiente
Dublagemania: vozes que marcam gerações.
Conheça profissionais que dão vida a personagens famosos
Óculos com sensores ajudam deficientes visuais.
Projeto de estudantes de São Paulo promove inclusão
Papel e caneta na mão: diversão garantida.
Jogos e brincadeiras clássicas não precisam de tela