Brasil
Lula confirma proibição dos celulares nas escolas
Medida deve entrar em vigor já no início deste ano letivo

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou (aprovou, confirmou) a proibição dos celulares nas escolas públicas e particulares do Brasil. Isso significa que, a partir deste ano letivo, os aparelhos não poderão mais ser usados pelos estudantes, exceto em casos de atividades pedagógicas específicas ou situações emergenciais.
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o uso de smartphones, tablets e relógios inteligentes será proibido no recreio e no intervalo entre as aulas. A nova lei pretende minimizar os efeitos do uso de telas no desempenho e na saúde mental de crianças e jovens comprovados por pesquisas em todo o mundo.
A partir de agora, as escolas devem determinar o modo como farão a fiscalização e passar por um processo de adaptação às novas regras. As instituições devem ainda alertar os alunos a respeito da “nomofobia digital”, o medo de ficar longe do celular, e sobre os prejuízos causados pelo excesso de telas de forma geral.
O local de armazenamento dos aparelhos, seja em mochilas, caixas ou estantes específicas, serão definidos de acordo com a estrutura e o funcionamento de cada escola.
Na reportagem de capa da Qualé (edição 93), entrevistamos estudantes de diferentes idades, professores e coordenadores a respeito do tema. Corre lá para saber mais.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Brasil recupera fósseis de museu alemão
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas
Supertelescópio registra exoplaneta.
James Webb captura imagem de corpo celeste que orbita estrela
Esse tal de algoritmo.
Saiba mais sobre as fórmulas que parecem ler nossos pensamentos
EUA entram na guerra entre Israel e Irã.
País norte-americano atacou três instalações nucleares iranianas
Notícias de animais que foram destaque.
Cacatuas, aranhas e baleia jubarte. Vem conferir!
Conheça a criadora dos Bobbie Goods.
Abbie Goveia comenta o sucesso de seus livros de colorir