Quer manter as crianças e jovens sempre bem informados?

Imagem logo Fique Ligado
Ícone do menu
QUALÉ A NOSSA
ACERVO
NA MÍDIA
QUALÉ CAST
QUALÉ EXPLICA
COMUNIQ
NOTÍCIAS
PORTAL DO PROFESSOR
OFICINAS
LOGIN
FALE CONOSCO
ASSINE

Logo Revista Qualé

PORTAL DO PROFESSOR
Login
Assine
Imagem do Ícone da Pesquisa
Mundo Ciência Esportes Brasil Cultura Saúde Curiosidade
Ícone do menu
QUALÉ A NOSSA
ACERVO
NA MÍDIA
QUALÉ CAST
QUALÉ EXPLICA
COMUNIQ
NOTÍCIAS

>

Mundo
Ciência
Esportes
Brasil
Cultura
Saúde
Curiosidade

PORTAL DO PROFESSOR
LOGIN
FALE CONOSCO
ASSINE
Logo Revista Qualé
PORTAL DO PROFESSOR
Login
Assine
Imagem do Ícone da Pesquisa
Alguns recursos podem não funcionar corretamente se o bloqueador de pop-up estiver ativado.
Por favor, desative-o para aproveitar todos os recursos do nosso site.

Cultura

Mostra do Castelo Rá-Tim-Bum abre em SP

Exposição conta com itens inéditos sobre o programa

Por: Marcela Ibelli

18/10/2024 18:01 atualizado há 7 meses

Imagem Mostra do Castelo Rá-Tim-Bum abre em SP
Créditos da imagem: Nadja Kouchi/Divulgação

Quem passa pelo espaço cultural Solar Fábio Prado, na zona sul de São Paulo, tem a impressão de ver um castelo em meio aos enormes prédios comerciais da região. E não é só uma impressão! Abriu nova exposição, a maior, sobre um dos programas mais famosos da TV Cultura dos anos 1990: o “Castelo Rá-Tim-Bum”, que completa 30 anos em 2024.

Logo na entrada, o público é recebido pelo animado porteiro robô, que dá as boas-vindas com a sua famosa frase: “Klift, kloft, still! A porta se abriu!.” A Qualé visitou a mostra, que ocupa 600 m², possui 18 ambientes e traz mais de 200 fotos e peças inéditas, entre elas, um enorme quadro do Dr. Victor, homenagem ao ator Sérgio Mamberti, que morreu em 2021. Tudo é muito emocionante para quem assistiu aos 90 episódios do programa, que estreou em 9 de maio de 1994 e acabou em 24 de dezembro de 1997. Mas e como a nova geração também pode curtir a exposição?

Segundo Felipe Pinheiro, produtor executivo da mostra, as crianças terão a oportunidade de ouvir histórias da infância dos pais e também se divertir. “Muitas conhecem, por exemplo, as músicas do programa, como a do ratinho tomando banhou ou a do lavar as mãos. Ouvem em casa, nas escolas. Mas, geralmente, quem não viu o programa pede para ver depois do passeio. A diversão é garantida”, contou. As reprises passam na TV Cultura.

GIRO PELO CASTELO

Diferentemente das outras exposições realizadas na capital paulista, essa tem o espaço Atelier de Criatividade, que conta a história dos roteiristas e cinegrafistas, criação musical da série e figurinos, além dos bonecos originais feitos pelo artista plástico Jésus Sêda.