Mundo
Mais de 10 mil são afetados por erupção
Localizado na turística ilha de Flores, no leste da Indonésia, o Monte Lewotobi Laki-Laki, um vulcão de 1.703 metros, entrou em erupção durante a noite de domingo (3) e fez pelo menos 10 vítimas com suas bolas de fogo e cinzas que atingiram aldeias próximas.
Um porta-voz da agência de mitigação de desastres do país informou que mais de 10 mil pessoas foram afetadas pelas erupções. O nível de alerta segue máximo - foi indicado que moradores e turistas não realizem atividades em um raio de sete quilômetros da cratera.
Milhares de pessoas foram obrigadas a buscar abrigo em outras localidades, já que edifícios próximos ao vulcão estavam cobertos por uma espessa camada de cinzas e casas de madeira pegaram fogo.
Na semana passada, colunas de cinzas alcançaram de 500 a 2.000 metros no céu. A erupção inicial, no entanto, foi mascarada pelas condições adversas do clima.
A Indonésia, um vasto arquipélago, tem erupções frequentes devido à sua posição no "Anel de Fogo" do Pacífico, uma área de intensa atividade vulcânica e sísmica. Em maio, mais de 60 pessoas morreram após fortes chuvas arrastarem material vulcânico para áreas residenciais.