Tecnologia
Meta anuncia fim da checagem de fatos
Dona do Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads, empresa cita erros e censura no sistema atual

Mark Zuckerberg, dono da Meta (empresa que controla redes sociais como Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads) fez um anúncio nesta terça-feira (7) que movimentou a internet. Ele afirmou que a companhia vai encerrar, por enquanto nos Estados Unidos, o sistema de checagem de fatos usado atualmente em suas plataformas, chamado de “fact checking". O recurso auxilia na moderação de tudo o que é postado. A gigante das redes sociais tem uma equipe interna dedicada a essa função.
O CEO da Meta declarou que as plataformas devem adotar o recurso chamado de “notas da comunidade”, em que o próprio usuário poderá adicionar correções aos posts como complemento ao conteúdo, de forma semelhante ao que é feito hoje no X, do empresário Elon Musk. Ou seja: agora as redes sociais da empresa dependerão dos próprios usuários para acrescentar correções e contexto às publicações que possuem informações falsas ou enganosas.
Segundo Zuckerberg, a ferramenta apresenta “erros e censura demais”, e, por isso, "é hora de voltar às raízes sobre a liberdade de expressão." Zuckerberg acredita que a nova medida será útil para identificar menos conteúdos problemáticos e a reduzir a “remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes."
A medida gerou grande repercussão no país e no mundo. No Brasil, o governo e diversas entidades se manifestaram dizendo que o fim do “fact checking” deve aumentar a disseminação de desinformação.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Supertelescópio registra exoplaneta
James Webb captura imagem de corpo celeste que orbita estrela
Esse tal de algoritmo.
Saiba mais sobre as fórmulas que parecem ler nossos pensamentos
EUA entram na guerra entre Israel e Irã.
País norte-americano atacou três instalações nucleares iranianas
Notícias de animais que foram destaque.
Cacatuas, aranhas e baleia jubarte. Vem conferir!
Conheça a criadora dos Bobbie Goods.
Abbie Goveia comenta o sucesso de seus livros de colorir
“Mundo” da lua está de volta.
Famosa nos anos 1990, nova versão da série estreia na TV Cultura
Entenda o pix automático.
Veja como vai funcionar a nova forma de pagamento instantâneo