Mundo
Começa o Conclave no Vaticano
Entenda como o novo papa será escolhido

Mais de 250 mil pessoas se reuniram na Praça São Pedro, em Roma (Itália), para se despedir de Jorge Mario Bergoglio, 88, o papa Francisco. Líderes de nações de todo o mundo também estiveram presentes e acompanharam a missa fúnebre do pontífice argentino.
A cerimônia aconteceu cinco dias após sua morte, no dia 21, e durou cerca de duas horas. O decano Giovanni Battista Re, que conduziu a missa, fez um discurso com apelos à paz. “A guerra é somente morte de pessoas, destruição de casas, de hospitais e escolas; deixa sempre o mundo pior do que antes”, afirmou.
Francisco foi o 266o papa da Igreja Católica. Antes dele, a maior autoridade do catolicismo foi Bento XVI (1927-2022), que abdicou do papado em fevereiro de 2013. O argentino foi o primeiro papa nascido no continente americano, no hemisfério sul e não europeu em 1.200 anos. Ficou conhecido como “o papa dos pobres” e por sempre defender pessoas carentes e minorias.
Após o funeral, começa o conclave*. Veja ao lado o que ele significa e quais são os seus principais momentos.
O QUE É O CONCLAVE?
É a votação na qual cardeais (padres muito importantes) da Igreja Católica elegem um novo papa. A palavra vem do latim cum clavis, que significa “com chave” ou “fechado à chave”, em razão de seu caráter secreto; o termo também pode designar outras reuniões sigilosas.
Quando começa o conclave?
No dia 7 de maio.
Onde acontece?
Na Capela Sistina, localizada no Palácio Apostólico, residência oficial do papa. É conhecida pelas obras de arte em seu interior, principalmente o teto e a parede do altar, pintados por Michelangelo.
Como é feita a votação?
O voto é secreto e depositado pelos cardeais em uma urna. Podem votar todos os que tiverem menos de 80 anos. Desta vez, participam 133 cardeais. Vence aquele que conquistar, ao menos, dois terços dos votos (enquanto esse número não é atingido, as reuniões continuam). Nesse período, eles não podem ter contato com o mundo exterior.
Quem faz o primeiro anúncio do resultado?
A cor da fumaça que sai da chaminé anuncia ao mundo o resultado. Preta, se ainda não houver uma decisão; branca, se um novo papa tiver sido eleito. Depois disso, um cardeal sênior anuncia Habemus papam (Temos um papa), em latim.
Quantos brasileiros participam da votação?
Sete: Dom Orani João Tempesta (Rio de Janeiro); Dom Odilo Pedro Scherer (São Paulo); Dom Sergio da Rocha (Salvador); Dom João Braz de Aviz (Brasília); Dom Leonardo Ulrich Steiner (Manaus); Dom Paulo Cezar Costa (Brasília) e Dom Jaime Spengler (Porto Alegre).
Quem são os favoritos para assumir o cargo?
Há muitos cardeais cotados entre os favoritos, mas destacam-se os italianos Pietro Parolin, Matteo Zuppi e Pierbattista Pizzaballa; o húngaro Péter Erdö e o filipino Luis Antonio Tagle.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Tire suas dúvidas sobre o tarifaço
Governo lança medidas de apoio aos pequenos produtores
Brasileiros disputam Bola de Ouro.
Marta, Vini Jr. e o Botafogo estão entre os concorrentes do prêmio
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada.
Decisão de prender ex-presidente do Brasil é do STF
Especial: escolas à beira do Rio Negro.
Saiba mais sobre a vida e o aprendizado no caminho das águas
Robôs ganham espaço nos campos de futebol.
Competição mundial mostra evolução das máquinas
Museus: guardiões da memória e da história.
Espaços que preservam o passado e inspiram as gerações do futuro
Ailton Krenak lança livro para crianças.
Autor e ativista indígena fala de seu processo de escrita
Pipeiros fortalecem união comunitária.
Grupo promove ações sociais e mantém a cultura da pipa
Toy Story: brinquedos são amigos há 30 anos.
Longa foi o primeiro totalmente produzido por computação
Por que o sangue tem diferentes tipos?.
Saber qual é ajuda se a pessoa precisar de transfusão