Saúde
Mpox é declarada emergência de saúde
Varíola dos macacos recebe o mais alto nível de alerta da OMS
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou no dia 14 de agosto, a Mpox, ou varíola de macacos, como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto nível de alerta da organização. O mesmo aconteceu em 2022. A preocupação é com a rápida propagação da doença, que ganhou uma variante grave, conhecida como Clado Ib.
Segundo o último relatório do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, foram registrados 14 mil casos, incluindo 450 mortes, só na República Democrática do Congo. Os números indicam aumento de 160% no total de infecções e um crescimento de 19% no número de óbitos em relação ao mesmo período de 2023.
Outros países africanos como Quênia e Uganda também registraram casos. Nesta quinta-feira (15), a Suécia confirmou seu primeiro caso de mpox do "tipo mais grave". O paciente foi infectado durante o período em que viajou para o continente africano. Ele está sob cuidados médicos.
De acordo com a OMS, até o momento "o surto continua com um baixo nível de transmissão fora da África." Um comitê de emergência foi criado para acompanhar a situação.
Sintomas:
Febre, dor de cabeça, no corpo, nas costas, calafrios, cansaço, feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados.
Transmissão:
São várias formas, como contato próximo com as lesões de pele, por secreções respiratórias ou objetos usados por uma pessoa que está infectada.
Tratamento e vacina:
O tratamento foca no alívio dos sintomas e na prevenção de complicações. Há uma vacina disponível, a Jynneos, porém, a disponibilidade mundial do imunizante ainda é limitada.
No Brasil:
709 casos registrados neste ano. Em SP, foram 315 entre janeiro e julho. No mesmo período em 2023 foram 88. No surto mundial em 2022, o estado contabilizou 4.129 pessoas infectadas. Mesmo assim, o Ministério da Saúde classifica o risco no país ainda como baixo.
Mais da Qualé
Messi se aposenta da seleção argentina
Camisa 10 encerra trajetória na equipe após 21 anos e seis títulos
Flávio Bolsonaro e Lula vão ao 2º turno.
Diferença de votos é inferior a 2%; veja os governadores já eleitos
Qual animal é o mais engraçado?.
Brasileira está entre os finalistas com foto de peixinho do Caribe
A IA vai superar a inteligência humana?.
Conheça diferentes opiniões sobre esse assunto
São Paulo é campeão brasileiro feminino.
Tricolor faz história diante de quase 50 mil torcedores
Manual do detetive digital.
Dicas práticas para você não cair nas armadilhas da inteligência artificial
“Para onde vão as coisas quando a gente não usa mais?”.
“Manu e A Ciranda de Tudo” traz reflexões sobre o descarte
De Luanda para São Paulo.
Lupini conta como é descobrir um novo jeito de viver no Brasil