Brasil
Pesquisa: não leitores são maioria no Brasil
Se por um lado o Brasil possui mais da metade de pessoas que não têm o costume de ler (53%), por outro, leitores* de 11 a 13 anos são os que mais possuem esse hábito (81%). Os dados fazem parte da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ipec e divulgada nesta semana pelo Instituto Pró-Livro. Durante o estudo, foram entrevistadas 5.504 pessoas de 30 de abril a 31 de julho de 2024 em 208 municípios.
Pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada (começou em 2015), a maioria dos brasileiros não leu nem uma parte de um livro nos três meses anteriores à pergunta, o que inclui obras literárias, didáticas ou religiosas, seja no impresso ou digital. Em 9 anos, são 11 milhões a menos de leitores.
A análise mostra que crianças de 11 a 13 anos são as maiores leitoras do país, com 81%. Os que menos lêem são os idosos com mais de 70 anos. Outra faixa etária que perdeu leitores foi a de 5 a 10 anos (passou de 71% para 62%), justamente no período da formação de leitores. Isso é grave, de acordo com José Castilho Marques Neto, que foi secretário do Plano Nacional do Livro e Leitura “A escola deveria atuar para tornar esses meninos e meninas leitores por gosto e não por imposição."
Entre os leitores, no geral, a média é de 2 livros por ano. Já as crianças do 1º ao 5º ano, lêem 3 livros anualmente; e as do 5º ao 9º ano, lêem 4. As mães e os professores são os que mais influenciam a ler. Entre os entrevistados de 5 a 13 anos, 55% declarou que gostariam que o responsável ou outro adulto lessem mais vezes para eles.
O livro que mais se lê no Brasil é a Bíblia, seguido pelo O Pequeno Príncipe, Turma da Mônica e Harry Potter. Nessa lista ainda aparecem O Diário de um Banana, Sítio do Pica-Pau Amarelo e o O Menino Maluquinho.
*A pesquisa define como leitores quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos 3 meses.
Confira outros dados:
- Em relação às regiões, a que mais lê é o Sul, com 53%, e a que menos lê é a Nordeste, com 43%.
- A principal motivação para ler um livro, de acordo com os entrevistados, é porque gostam.
- A origem do interesse pela literatura surge após ver um filme baseado em um livro.
- O assunto é o que mais influencia a escolha de uma obra, seguido pela capa e depois por dicas de outras pessoas.
- Já a razão pela qual não costumam ler é a ‘falta de tempo’, seguida por ‘prefere outras atividades’, e em terceiro lugar porque ‘não tem paciência para ler’.
- Navegar pela internet é o que mais as pessoas fazem em seu tempo livre, incluindo as crianças de 5 a 13 anos.
- A pesquisa levantou também dados de leituras realizadas na internet. A maioria procura por portais de notícias (61%).
- A maioria dos leitores (57%) prefere livros de papel e compra a obra em lojas físicas ou pela internet.
- Cerca de 34% dos entrevistados compraram, em média, um livro nos últimos 2 anos.
- 75% dos entrevistados disseram não frequentar bibliotecas