Esportes
Rebeca Andrade ganha sua versão Barbie
A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 25 anos, acaba de ser transformada em uma Barbie no 65º aniversário da boneca mais famosa do mundo. Nascida em Guarulhos (SP), a medalhista olímpica, que tem um ouro e uma prata no currículo, além de ser bicampeã mundial, é uma das grandes promessas brasileiras nos Jogos Olímpicos deste ano, que acontecem em julho e agosto, em Paris.
Ela conta que nunca imaginou que viraria uma boneca e que, em sua infância, sonhava em ter uma Barbie, até ganhar uma do tipo bailarina de sua tia. "Lembro que ela era loira e tinha uma meia calça rosa", contou Rebeca, que ficou surpresa com a homenagem. "Um sonho inesperado".
A ginasta foi escolhida para ser homenageada pelo projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), que existe desde 2017 com o objetivo de valorizar figuras femininas em diferentes profissões. Agora, a Barbie Rebeca tem os traços dela, que é negra, usa baby hair (penteado com tranças em ondas que saem da região da testa) e um macacão azul.
Entre as brasileiras que já foram homenageadas estão a influenciadora indígena Maira Gomez (leia mais na edição 82 da Qualé), a surfista Maya Gabeira, a cantora Iza, a médica Jaqueline Goes e a professora Doani Emanuela Bertan. Entre as esportistas internacionais que também vão receber a homenagem estão a tenista Venus Williams (EUA), a futebolista Christine Sinclair (Canadá), a nadadora Federica Pellegrini (Itália) e a ginasta Alexis Moreno (México).