Ciência
Sonda chinesa coleta amostras da Lua
Em missão inédita, Chang'e-6 investiga lado oculto do satélite

A China acaba de deixar sua bandeira fincada no lado oculto da Lua – que não conseguimos ver a partir da Terra. No domingo (2), a sonda Chang'e-6 desceu em uma gigantesca cratera chamada Apollo, na bacia Polo Sul-Aitken. Segundo informações da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), a sonda coletou com sucesso amostras da região lunar e iniciou o retorno à Terra na noite de segunda-feira (3).
O porta-voz da missão, Ge Ping, afirmou que a análise dessas amostras vai permitir que os cientistas possam "aprofundar a pesquisa sobre a formação e a evolução histórica da Lua".
A Chang'e-6 saiu da Terra no dia 3 de maio deste ano, direto da província de Hainan, no sul da China. A sonda usou uma furadeira e um braço robótico para escavar o solo. As amostras serão transferidas para um módulo de retorno e devem pousar na região da Mongólia Interior, no norte da China, no dia 25 deste mês.
Em dezembro de 2020, a China já havia lançado a missão Chang'e-5, que coletou amostras do lado visível da Lua. Desde então, a última empreitada nesse sentido foi da antiga União Soviética, em 1976, que resgatou 170,1 gramas de amostras do Mare Crisium, também no lado visível da Lua.
Nos últimos anos, o país asiático obteve outras importantes conquistas espaciais, como a construção da estação espacial Tiangong, o pouso de robôs de exploração em Marte e na Lua e o envio de missões tripuladas.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Desmatamento cai 32% no Brasil
Em seis anos, todos os biomas apresentaram queda ou estabilidade
Ancelotti assume a seleção brasileira.
Italiano é o quarto estrangeiro no comando do time
Ginástica rítmica fatura ouro inédito.
Equipe ganhou três medalhas na etapa portuguesa do mundial
Filipe Toledo conquista título na Austrália.
Atleta venceu etapa de surfe da Gold Coast e subiu no ranking
Qualé especial 100: o poder dos livros!.
Crianças leitoras entrevistam grandes autores brasileiros
RG animal traz mais segurança e proteção.
Cães e gatos agora podem ter seu próprio documento
Inteligência Artificial afeta a natureza.
Descubra como a tecnologia impacta o meio ambiente