Tecnologia
Telescópio aponta expansão do universo
O telescópio espacial James Webb, da Nasa, o mais avançado do mundo atualmente, acaba de validar a descoberta de outro importante telescópio, o Hubble: a taxa de expansão do universo é mais rápida (cerca de 8%) do que esperavam os cientistas.
Pesquisadores acreditam que a causa desse fenômeno de expansão pode estar relacionada à energia escura e à matéria cósmica. “O universo está se expandindo mais rápido do que nossas melhores teorias podem explicar", disse o astrofísico Adam Riess, da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, autor do estudo publicado nesta segunda-feira (9) no Astrophysical Journal.
Acredita-se que a matéria escura é uma forma hipotética de matéria invisível que pode compor cerca de 27% do universo. Já a energia escura seria uma forma hipotética de energia que permeia vastas faixas de espaço e compreende aproximadamente 69% do universo. Ela neutraliza a gravidade e impulsiona a expansão acelerada do universo.
"Há muitas hipóteses que envolvem matéria escura, energia escura, radiação escura ou a própria gravidade como possíveis explicações", completou Riess, um dos vencedores do prêmio Nobel de Física de 2011 pela descoberta da expansão acelerada do universo.