Ciência
Veículo de carga irá à Lua até 2031
Europeus começam a produzir módulo lunar

A Europa não pretende ficar de fora da exploração lunar. Para isso, a ESA (Agência Espacial Europeia) acaba de investir 826 milhões de euros (cerca de R$ 5,2 bilhões) em um veículo de carga para ir à Lua. O módulo robótico, denominado Argonaut, deverá realizar sua primeira missão por volta de 2031, na qual pretende levar cargas para telecomunicações e sistemas de geração e armazenamento de energia.
“É um marco importante na estratégia da Europa para garantir maior autonomia no espaço", afirmou Daniel Neuenschwander, chefe de exploração humana e robótica da ESA. A missão será realizada em parceria com a empresa franco-italiana Thales Alenia Space, que superou uma concorrência da Airbus para desenvolver o elemento de descida do módulo na Lua.
Essa conquista europeia pode se beneficiar da missão Artemis, da Nasa, que pretende levar uma tripulação para a Lua até 2027, e também acontece em meio a possíveis mudanças na política espacial dos Estados Unidos, agora sob comando do republicano Donald Trump, que pretende fincar a bandeira dos EUA em Marte.
Notícias Relacionadas
Qualé especial 100: o poder dos livros!.
Crianças leitoras entrevistam grandes autores brasileiros
RG animal traz mais segurança e proteção.
Cães e gatos agora podem ter seu próprio documento
Inteligência Artificial afeta a natureza.
Descubra como a tecnologia impacta o meio ambiente
Dublagemania: vozes que marcam gerações.
Conheça profissionais que dão vida a personagens famosos
Óculos com sensores ajudam deficientes visuais.
Projeto de estudantes de São Paulo promove inclusão
Papel e caneta na mão: diversão garantida.
Jogos e brincadeiras clássicas não precisam de tela