Brasil

Yanomamis: doenças, desnutrição e invasão de terras

Centenas de indígenas são afetados por grave crise. Para especialistas, garimpo ilegal é principal responsável pela situação.

Por: Katia Calsavara

07/03/2023 19:42 atualizado há 8 meses

Imagem Yanomamis: doenças, desnutrição e invasão de terras
Créditos da imagem: Wikimedia Commons.

Uma das maiores etnias indígenas do Brasil, os yanomamis estão passando por uma grave crise sanitária, nutricional e de invasão de seus territórios. No dia 20 do mês passado, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, o que só acontece em casos graves, como na pandemia da Covid-19. Centenas de indígenas, incluindo crianças, enfrentam quadros graves de desnutrição e doenças. Mais de mil foram encaminhados para hospitais. Em menos de dois anos, 570 crianças morreram na Terra Indígena Yanomami, localizada entre os Estados de Roraima e Amazonas.

Especialistas afirmam que a atuação do garimpo ilegal é a principal responsável pela situação. Para dar um exemplo das ações dos garimpeiros*, muitos costumam usar um composto tóxico chamado mercúrio na exploração das terras, o que contamina a água dos rios, o solo e os alimentos. Sem peixes e com o afastamento das caças, os indígenas sofrem com a escassez alimentar.

Paulo Basta, médico e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estuda os yanomamis há cerca de 25 anos e conta que a situação está piorando. “Com a ação de mais de 20 mil garimpeiros na Terra Indígena, a devastação ambiental se amplia. Com isso, a fome e as doenças também avançam”, afirma.


Raio-X dos yanomamis:

Uma das maiores etnias indígenas brasileiras. Estão em cerca de 250 aldeias na Floresta Amazônica. Há quatro subgrupos: sanima, ninam, yanõmami e yanomae.

• Além da caça e da pesca, alimentam-se de vegetais e frutos de suas próprias plantações agrícolas e costumam mudar de lugar conforme a produtividade do solo.

• Acreditam no poder dos espíritos e da natureza em geral, incluindo animais e plantas.

• Os yanomamis vivem em aldeias formadas por casas coletivas denominadas xapono (shabono) ou yano, onde habita mais de um grupo familiar.


Professor de literatura cria canções antirrascistas para conscientizar.

Allan Pevirguladez tem 12 músicas; veja dicas de livros sobre o orgulho afrodescendente

CCXP vai até domingo em São Paulo.

Maior feira de cultura pop da América Latina reúne astros de filmes e séries, além de quadrinistas e fãs do universo geek

Por um mundo mais acessível.

Em dezembro, tem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD); conheça histórias inspiradoras e saiba como ajudar

Canguru ‘tocando guitarra’ é o vencedor de prêmio mundial de fotografia.

Imagem foi escolhida como a foto mais engraçada do Comedy Wildlife Awards

Acesso à internet cresce e chega a 84% dos lares brasileiros.

Pesquisa mostra que percentual é de 92% para entrevistados de 10 a 15 anos

Conferência mundial do clima acontece em Dubai.

Evento, que começa dia 30 e segue até 12 de dezembro, pretende reafirmar compromissos ambientais entre as nações; Brasil participa com propostas e grande delega

Sabores de Natal pelo mundo.

Chefs de cozinha de diferentes países contam quais são as comidas típicas para a data

Brasil participa de 'Copa' para limpeza de ruas.

Objetivo é juntar a maior quantidade de resíduos em uma hora

Brasil está em primeiro lugar disparado no Parapan de Santiago.

Atletas já conquistaram 134 medalhas; jogos vão até o dia 26 de novembro

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Para concordar, clique em "Entendi". Saiba mais...