Esportes
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial

Neste domingo (13) chegou ao fim a Copa do Mundo de Clubes da FIFA com vitória inesperada do inglês Chelsea contra o favorito PSG (Paris Saint-Germain) por 3 a 0. A estrela da partida no MetLife Stadium, em East Rutherford (Estados Unidos), foi o meio-campista inglês Cole Palmer, que fez os dois primeiros gols e deu assistência para que João Pedro fizesse o terceiro contra o time francês.
O Chelsea não vinha em um grande momento nos últimos anos, e estava longe de ser o favorito do novo campeonato. Na fase de grupos, o time inglês perdeu para o Flamengo por 3 a 1, e venceu o Los Angeles FC e o Espérance sem grande destaque. Nas oitavas de final, derrotou o Benfica por 4 a 1, o Palmeiras por 2 a 1 e o Fluminense por 2 a 0. Já o francês PSG vinha de goleadas e acreditava já ter feito uma final antecipada ao vencer o Real Madrid por 4 a 0. Ledo engano.
O clima foi tenso durante todo o jogo, mas após o apito final, o Chelsea demorou a comemorar a conquista. Houve uma confusão entre o volante brasileiro Andrey Santos, do Chelsea, e o lateral português Nuno Mendes, do PSG. O goleiro Gianluigi Donnarumma e João Pedro também se desentenderam. Luis Enrique, técnico do PSG, interferiu e acertou um tapa no rosto do brasileiro, que caiu no chão.
O novo Mundial de Clubes serviu de evento-teste para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos EUA, México e Canadá. A próxima edição acontece daqui a quatro anos. Até lá, a FIFA poderá aprimorar ainda mais o torneio, que acabou conquistando torcedores.
As partidas dos seis times daqui (quatro brasileiros e dois argentinos) mostraram ao mundo a empolgação do torcedor latino. Palmeirenses, flamenguistas, botafoguenses e tricolores também fizeram bonito nas arquibancadas.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas