Mundo
Temperatura da Terra deve subir 2,8°C até 2100
Previsão fica acima da meta de 1,5°C definida no Acordo de Paris, em 2015

As metas para melhorar o aquecimento global estão longe de ser suficientes. É o que mostrou no final de outubro um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Se forem mantidas as políticas hoje em curso e a emissão de gases de efeito estufa, a temperatura do planeta deve subir 2,8ºC até o fim de 2100.
Esse número está acima da meta estabelecida no Acordo de Paris, um pacto feito por 195 países em 2015. O objetivo era restringir o aquecimento preferencialmente a 1,5ºC comparado ao período anterior à Revolução Industrial.
De acordo com o documento do PNUMA, isso significa que é necessária uma grande mudança para evitar que a Terra não sofra com os desastres climáticos decorrentes da elevação da temperatura. A situação é grave.
“A menos que os países aumentem drasticamente seus esforços para combater a crise climática, o mundo enfrentará uma catástrofe global”, afirmou António Guterres, secretário- geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
No ano passado, também foi realizada a Cúpula do Clima, em que os países concordaram em cortar emissões de gases na atmosfera. O Brasil se comprometeu a diminuir 50% de suas emissões até 2030.
A Amazônia é muito importante nesse cenário. Pesquisadores apontam que manter a nossa floresta em pé é uma medida necessária para ajudar na missão global. No entanto, nos últimos anos, os elevados níveis de desmatamentos e incêndios têm chamado a atenção.
De acordo com o relatório, serão necessárias medidas urgentes em diversas áreas, como na produção de energia, indústria do transporte, construção e alimentação.
AQUECIMENTO GLOBAL ATÉ 2100
Meta estabelecida por 125 países: restringir o aquecimento em até 1,5°C
Previsão se nada for feito até lá: aumento de 2,8°C
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Esse tal de algoritmo
Saiba mais sobre essas fórmulas que parecem ler nossos pensamentos
Notícias de animais que foram destaque.
Cacatuas, aranhas e baleia jubarte. Vem conferir!
Conheça a criadora dos Bobbie Goods.
Abbie Goveia comenta o sucesso de seus livros de colorir
“Mundo” da lua está de volta.
Famosa nos anos 1990, nova versão da série estreia na TV Cultura
Entenda o pix automático.
Veja como vai funcionar a nova forma de pagamento instantâneo
Ataques entre Israel e Irã se intensificam.
Guerra no Oriente Médio entra em nova etapa com investidas aéreas
138 milhões de crianças no trabalho infantil.
Meta de erradicação está longe de ser alcançada