Mundo
Temperatura da Terra deve subir 2,8°C até 2100
Previsão fica acima da meta de 1,5°C definida no Acordo de Paris, em 2015

As metas para melhorar o aquecimento global estão longe de ser suficientes. É o que mostrou no final de outubro um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Se forem mantidas as políticas hoje em curso e a emissão de gases de efeito estufa, a temperatura do planeta deve subir 2,8ºC até o fim de 2100.
Esse número está acima da meta estabelecida no Acordo de Paris, um pacto feito por 195 países em 2015. O objetivo era restringir o aquecimento preferencialmente a 1,5ºC comparado ao período anterior à Revolução Industrial.
De acordo com o documento do PNUMA, isso significa que é necessária uma grande mudança para evitar que a Terra não sofra com os desastres climáticos decorrentes da elevação da temperatura. A situação é grave.
“A menos que os países aumentem drasticamente seus esforços para combater a crise climática, o mundo enfrentará uma catástrofe global”, afirmou António Guterres, secretário- geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
No ano passado, também foi realizada a Cúpula do Clima, em que os países concordaram em cortar emissões de gases na atmosfera. O Brasil se comprometeu a diminuir 50% de suas emissões até 2030.
A Amazônia é muito importante nesse cenário. Pesquisadores apontam que manter a nossa floresta em pé é uma medida necessária para ajudar na missão global. No entanto, nos últimos anos, os elevados níveis de desmatamentos e incêndios têm chamado a atenção.
De acordo com o relatório, serão necessárias medidas urgentes em diversas áreas, como na produção de energia, indústria do transporte, construção e alimentação.
AQUECIMENTO GLOBAL ATÉ 2100
Meta estabelecida por 125 países: restringir o aquecimento em até 1,5°C
Previsão se nada for feito até lá: aumento de 2,8°C
Maceió sofre com risco de desabamento de mina.
Danos afetam área equivalente a 20% do território da capital alagoana
Brasil vai mal em avaliação internacional de educação.
Nota dos estudantes em matemática, ciências e leitura caiu entre 2018 e 2022
Rayssa Leal conquista maior nota da história do mundial no feminino.
Bicampeã, Fadinha ganhou um 9; Giovanni Vianna venceu o masculino
CCXP vai até domingo em São Paulo.
Maior feira de cultura pop da América Latina reúne astros de filmes e séries, além de quadrinistas e fãs do universo geek
Por um mundo mais acessível.
Em dezembro, tem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD); conheça histórias inspiradoras e saiba como ajudar
Canguru ‘tocando guitarra’ é o vencedor de prêmio mundial de fotografia.
Imagem foi escolhida como a foto mais engraçada do Comedy Wildlife Awards
Acesso à internet cresce e chega a 84% dos lares brasileiros.
Pesquisa mostra que percentual é de 92% para entrevistados de 10 a 15 anos
Conferência mundial do clima acontece em Dubai.
Evento, que começa dia 30 e segue até 12 de dezembro, pretende reafirmar compromissos ambientais entre as nações; Brasil participa com propostas e grande delega
Sabores de Natal pelo mundo.
Chefs de cozinha de diferentes países contam quais são as comidas típicas para a data