Meio Ambiente
Janeiro é o mês mais quente da história
Observatório europeu registra recorde na temperatura mundial

Está calor aí? No mundo inteiro faz mais calor. De acordo com medições da agência espacial europeia Copernicus, janeiro de 2025 foi o mais quente da história, com a temperatura média da superfície do ar alcançando 13,23°C, sendo 1,75°C acima da era pré-industrial (1850-1900), referência para os especialistas que acompanham o aumento do aquecimento global. O mês mais quente já documentado foi julho de 2023, com 16,95°C.
O resultado surpreendeu os pesquisadores porque, teoricamente, a temperatura deveria baixar por causa dos efeitos de resfriamento do fenômeno La Niña. A mesma agência alertou que o período dos últimos 12 meses, de fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, atingiu 1,6ºC, valor que ultrapassou o 1,5ºC estabelecido no Acordo de Paris*, limite definido a ser alcançado até 2050. Os cientistas acreditam que trata-se do aumento minimamente seguro para o ser humano conviver com as consequências das alterações na atmosfera.
A elevação da temperatura no planeta, conforme os estudos, deve-se principalmente pela queima de combustíveis derivados do petróleo.
NO BRASIL
As mudanças climáticas causam períodos muito quentes ou chuvosos e, com eles, queimadas e enchentes. No Brasil, 2024 foi o mais quente desde 1961, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), alcançando temperaturas médias de 25,02°C. Em 2025, o país já sofre novamente com as consequências do aquecimento global.
O Rio Grande do Sul registrou, em 4 de fevereiro, 43,8ºC, maior temperatura da história do Estado, no município de Quaraí (a 595 km de Porto Alegre) desde 1910. Já as chuvas castigam o Nordeste do Brasil. O Inmet alerta para tempestades que podem superar os 100 milímetros e ventos superiores de 100 km/h em todo o litoral nos próximos dias.
Mais da Qualé
Essas manias estão bombando por aí!
Teste o quanto você sabe sobre as tendências do momento
Todos em movimento!.
Mexer o corpo desde a infância cria hábitos saudáveis e previne doenças
Descobrindo diferentes formas de aprender.
Alunos do Colégio São Luís visitam escolas diferentes
COP 30 e a polêmica do preço da hospedagem.
Evento em novembro reúne 196 países em Belém
Cadu e Carol: dupla que mistura notícia e humor.
Apresentadores mostram sintonia e leveza no rádio
Após denúncia de youtuber, sharenting vira debate.
Jovens opinam sobre pais que expõem filhos online
Por que o pica-pau não quebra o bico?.
Bico resistente e crânio amortecido protegem a ave