Esportes
Botafogo é campeão da Libertadores
Pela primeira vez em sua história de 120 anos, o Botafogo levou para casa o troféu da Copa Libertadores da América. A equipe venceu a final contra o Atlético-MG por 3 a 1 no sábado (30), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina.
A partida começou desfavorável para os cariocas. Aos 29 segundos, o volante Gregore foi expulso após entrada de sola em Fausto Vera. Com dez jogadores em campo, o técnico botafoguense Artur Jorge decidiu não fazer substituições e foi essa equipe que levou a melhor.
O primeiro gol saiu aos 35 minutos do primeiro tempo de um chute rasteiro de Luiz Henrique, considerado o melhor em campo. Minutos depois, mais uma vez Luiz Henrique foi decisivo. Ele sofreu um pênalti. O colega Alex Telles cobrou forte e ampliou o placar.
Na volta dos vestiários, os atleticanos também marcaram. As redes balançaram após Hulk cobrar escanteio na cabeça de Eduardo Vargas. O terceiro e último gol foi assinado no minuto final por Júnior Santos, do Botafogo, após troca de passes rápida pela direita.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O último grande troféu erguido pelo Botafogo foi a do Campeonato Brasileiro de 1995, mas até 2024 acabar, o time também pode vencer o Brasileirão. Os cariocas precisam somar quatro dos seis pontos em disputa. Ou seja, uma vitória e um empate.
Com a Libertadores, a equipe já garantiu uma vaga na Copa Intercontinental. Joga contra o Pachuca do México em 11 de dezembro. Quem passar, pega o Al-Ahly, do Egito, na semifinal, e o Real Madrid, da Espanha, na final. O Botafogo também está confirmado no novo Mundial da Fifa, que acontece entre 15 de junho e 13 de julho,nos Estados Unidos.