Esportes
Brasil tem melhor Paralimpíada da história
Com 89 medalhas, delegação conquista o quinto lugar

A campanha da delegação brasileira na Paralimpíada de Paris bateu recordes: os atletas subiram 89 vezes no pódio. Além disso, conquistaram 25 medalhas de ouro, o maior número da história. Também levaram 26 pratas e 38 bronzes.
Com o feito, o país, que foi com 280 atletas para a França, ficou em quinto lugar no quadro geral dos jogos. A grande campeã foi a China, com 94 ouros, seguida pela Grã-Bretanha, com 49, pelos Estados Unidos, com 36, e Holanda, com 27.
Os esportes que mais se destacaram foram o atletismo, que bateu a marca de 200 medalhas até hoje e a natação, que chegou a 150. Também levaram ouro atletas do judô, canoagem, halterofilismo e taekwondo.
Com três medalhas douradas em Paris, a nadadora pernambucana Carol Santiago se tornou a mulher com mais ouros na história do Brasil. Ela tem agora seis. “Fiz a melhor natação da minha vida. Isso é fruto de um trabalho muito sério, só diz que fizemos a coisa certa", disse Carol.
O mineiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, também conquistou três ouros e se tornou bicampeão paralímpico em duas provas. “Não estou nadando, estou voando", comentou o nadador após os feitos. Talisson Glock completou os destaques nas piscinas com 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes em Paris e oito medalhas paralímpicas na carreira.
Nas pistas de atletismo, os grandes nomes foram Jerusa Geber, com dois ouros. Petrúcio Ferreira, Ricardo Mendonça e Yeltsin Jacques fizeram história. Claudiney Batista e Beth Gomes faturaram medalhas no lançamento de disco e arremesso de peso. No judô, Alana Maldonado subiu ao lugar mais alto do pódio, assim como Fernando Rufino, que foi bicampeão na canoagem.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Sebastião Salgado morre aos 81 anos
Fotógrafo brasileiro ficou reconhecido por sua técnica e olhar humanista
Por dentro das plantas carnívoras.
Plantas carnívoras não fazem mal aos humanos e ainda ajudam no controle de insetos
Mudança de hábito: costumes do passado.
Conheça hábitos antigos que hoje parecem absurdos
Inter de Milão e PSG fazem grande final.
Italianos e franceses disputam título da Champions League
Super-Homem está de volta aos cinemas.
Você sabe tudo sobre o herói? Confira o nosso quiz
Desmatamento cai 32% no Brasil.
Em seis anos, todos os biomas apresentaram queda ou estabilidade
Ancelotti assume a seleção brasileira.
Italiano é o quarto estrangeiro no comando do time