Qualé sua Pergunta
Do que o chiclete é feito?
Para que fiquem gostosos e mastigáveis, os chicletes, em sua maioria, são feitos de açúcar, corantes, aromatizantes e conservantes, além de derivados de petróleo, como resinas e parafinas. E é exatamente por isso que os adultos vivem repetindo: “não pode engolir chiclete”. Afinal, muitos ingredientes de sua composição não são digeridos por nós.
Mas não precisa ficar preocupado, caso engula sem querer. Como é pequeno, macio e flexível, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino e sai nas fezes, praticamente intacto. Portanto, é mito dizer que o chiclete gruda nas paredes do estômago.
Só não pode engolir de propósito e a toda hora nem mascar sempre. Isso porque especialistas alertam que o açúcar presente na guloseima pode provocar cáries. Em excesso, ele também pode fazer mal para o estômago, ‘enganando’ o sistema digestivo ao liberar, na mastigação, ácidos para iniciar uma digestão que não vai acontecer. Se o processo for repetido muitas vezes, a substância pode causar irritação e dor.
Vale lembrar que, ao contrário do que alguns dizem, o chiclete não limpa os dentes. Apenas escova, pasta e fio dental fazem esse trabalho.
Você sabia?
O chiclete é proibido em Cingapura. Quem mascar pode levar multa e quem vendê-lo corre o risco de ficar preso. A medida surgiu para tentar deixar a cidade mais limpa.