Qualé sua Pergunta
Do que o chiclete é feito?
Pergunta enviada por Caroline e Guilherme, da Emef Gen. Alcides Gonçalves Etchegoyen
Para que fiquem gostosos e mastigáveis, os chicletes, em sua maioria, são feitos de açúcar, corantes, aromatizantes e conservantes, além de derivados de petróleo, como resinas e parafinas. E é exatamente por isso que os adultos vivem repetindo: “não pode engolir chiclete”. Afinal, muitos ingredientes de sua composição não são digeridos por nós.
Mas não precisa ficar preocupado, caso engula sem querer. Como é pequeno, macio e flexível, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino e sai nas fezes, praticamente intacto. Portanto, é mito dizer que o chiclete gruda nas paredes do estômago.
Só não pode engolir de propósito e a toda hora nem mascar sempre. Isso porque especialistas alertam que o açúcar presente na guloseima pode provocar cáries. Em excesso, ele também pode fazer mal para o estômago, ‘enganando’ o sistema digestivo ao liberar, na mastigação, ácidos para iniciar uma digestão que não vai acontecer. Se o processo for repetido muitas vezes, a substância pode causar irritação e dor.
Vale lembrar que, ao contrário do que alguns dizem, o chiclete não limpa os dentes. Apenas escova, pasta e fio dental fazem esse trabalho.
Você sabia?
O chiclete é proibido em Cingapura. Quem mascar pode levar multa e quem vendê-lo corre o risco de ficar preso. A medida surgiu para tentar deixar a cidade mais limpa.
Mais da Qualé
Messi se aposenta da seleção argentina
Camisa 10 encerra trajetória na equipe após 21 anos e seis títulos
Flávio Bolsonaro e Lula vão ao 2º turno.
Diferença de votos é inferior a 2%; veja os governadores já eleitos
Qual animal é o mais engraçado?.
Brasileira está entre os finalistas com foto de peixinho do Caribe
A IA vai superar a inteligência humana?.
Conheça diferentes opiniões sobre esse assunto
São Paulo é campeão brasileiro feminino.
Tricolor faz história diante de quase 50 mil torcedores
Manual do detetive digital.
Dicas práticas para você não cair nas armadilhas da inteligência artificial
“Para onde vão as coisas quando a gente não usa mais?”.
“Manu e A Ciranda de Tudo” traz reflexões sobre o descarte
De Luanda para São Paulo.
Lupini conta como é descobrir um novo jeito de viver no Brasil