Comportamento
Qualé a boa: encontre karaokê grátis na internet
Quando você assiste ao programa “The Voice Kids”, da Rede Globo, costuma passar pela sua cabeça: “e se eu me inscrevesse? ou “por que eu não tenho esse talento?”. É certo que cantar profissionalmente não é para todo mundo. Mas cantar num karaokê é! Inclusive é muito divertido e pode ser feito em grupo. O karaokê tem o poder de fazer as pessoas se sentirem como cantores profissionais com a ajudinha de uma “orquestra eletrônica”.
O karaokê surgiu na década de 70 no Japão e passou por muitas evoluções. Ele foi inventado por Daisuke Inoue, cantor popular que criou a primeira máquina, devido à insistência dos seus fãs em ter uma versão instrumental de suas músicas, para que pudessem cantar em casa. Inoue acabou não patenteando* o equipamento. Por isso, quem levou a fama da invenção foi o filipino Roberto del Rosario.
Nos anos 90, surgiram as primeiras máquinas interativas, que permitiam selecionar músicas a partir de um controle remoto. Nessa época, o karaokê atingiu o auge de sua popularidade no Japão e se espalhou pelo mundo, atraindo adultos e crianças.
*PATENTE é o registro oficial de uma invenção. Serve para ter os direitos formais sobre aquele determinado produto ou serviço.
KARAOKÊ é uma mistura de duas palavras japonesas: kara (“vazio”) + oke de “okesutura” (abreviação de “orquestra”)
Alguns aplicativos disponíveis:
KARAOKÊ MODE - Um aplicativo para Android com centenas de músicas disponíveis para cantar junto. As performances podem ser salvas para assistir depois e tentar aperfeiçoar a técnica. A dica é gravar o áudio com o microfone do fone de ouvido.
SMULE - No aplicativo para Android é possível cantar sozinho ou em dueto, mesmo a distância, com pessoas do mundo todo. Outro recurso interessante é a possibilidade de ser backing vocal de artistas famosos.
TV KARAOKÊ - A partir de vídeos disponibilizados no YouTube, o site exibe na página inicial as músicas mais buscadas. É possível utilizá-lo como uma emissora de rádio, apenas ouvindo as faixas como se fosse uma playlist.
CANTANDING - O Cantanding.com é um site que armazena diversos vídeos do YouTube, ao estilo karaokê, mas não atribui notas às performances.