Qualé a Boa

Parkour: é cada vez maior a procura por cursos

Prática esportiva permite ultrapassar vários obstáculos somente com as habilidades do corpo

Por: Marcela Ibelli

17/03/2023 15:32 atualizado há 8 meses

Imagem Parkour: é cada vez maior a procura por cursos
Créditos da imagem: Foto: Lucas Belmonte/Divulgação

Pular muros, saltar de um lugar para o outro, pendurar-se em corrimões. Já tentou fazer isso? Pois saiba que tem uma galera que adora usar a força, o equilíbrio e a precisão dos movimentos do corpo para superar esses e outros desafios. São os praticantes de parkour. Aliás, é cada vez maior a procura por cursos para essa atividade. Não há idade certa ou tipo físico específico para praticar, todos podem tentar.

“É importante ter um bom acompanhamento e começar com movimentos básicos, como saltar de um ponto a outro”, explica Leonard Akira, professor da escola Parkour Brazil. “A consciência dos riscos é a maior dica de segurança do esporte. Ensinamos o aluno a reconhecer quais os seus limites e o que pode fazer sem se machucar.”

Breno, 13 anos, do 8o ano do Colégio Suller Garcia, em Itaquera, São Paulo, viu um vídeo de parkour e quis aprender. “Precisa ter disciplina nos treinos. Costumo praticar só quando o professor ou um adulto está olhando”, diz.


Você sabia?

O esporte foi criado na década de 1980 pelo francês David Belle como um método de  treinamento inspirado na preparação de soldados do exército. Parkour tem origem na palavra francesa “parcour”, que em português significa “percurso”.


INFLUENCIADORES

A atividade tornou-se mais conhecida graças aos vídeos dos praticantes postados na internet, como Salomão Parkour, Noa Diorgina, além de Brandon A, Matt Larose e Nick Pro. Foi Nick quem inspirou Ícaro, 4 anos, da escola Projeto Criando, de Guarulhos, a fazer uma aula no Start Park. Ícaro adora pular de um lugar para o outro e superar obstáculos, como subir uma rampa correndo.


GAMES

O parkour também aparece em jogos de videogame como o Roblox e o Minecraft. As irmãs gêmeas Rafaella e Manuella, 10 anos, do 5o ano da Escola Cidade Maia, em Guarulhos, começaram o curso após jogar Roblox. “É mais difícil na vida real, mas é divertido”, afirma Rafaella. “Precisa ter bastante coordenação motora”, completa Manuella. Até um robô humanoide já entrou na diversão. No vídeo, ele aparece subindo escadas e realizando manobras acrobáticas, como a sick trick, em que empurra uma caixa, pula nela e faz uma pirueta..


LOCAIS PARA TREINAR

Pode ser praticado nas praças, parques e até no quintal. Em São Paulo, tem o Parkour Park, no Bom Retiro, e as escolas Parkour Brazil (em locais abertos variados) e a Tracer Parkour (Vila Madalena e Santana). Em Guarulhos, tem a Start Parkour e, em São Bernardo, a De À B. No interior, a Parkour Campinas também oferece aulas.



Professor de literatura cria canções antirrascistas para conscientizar.

Allan Pevirguladez tem 12 músicas; veja dicas de livros sobre o orgulho afrodescendente

CCXP vai até domingo em São Paulo.

Maior feira de cultura pop da América Latina reúne astros de filmes e séries, além de quadrinistas e fãs do universo geek

Por um mundo mais acessível.

Em dezembro, tem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD); conheça histórias inspiradoras e saiba como ajudar

Canguru ‘tocando guitarra’ é o vencedor de prêmio mundial de fotografia.

Imagem foi escolhida como a foto mais engraçada do Comedy Wildlife Awards

Acesso à internet cresce e chega a 84% dos lares brasileiros.

Pesquisa mostra que percentual é de 92% para entrevistados de 10 a 15 anos

Conferência mundial do clima acontece em Dubai.

Evento, que começa dia 30 e segue até 12 de dezembro, pretende reafirmar compromissos ambientais entre as nações; Brasil participa com propostas e grande delega

Sabores de Natal pelo mundo.

Chefs de cozinha de diferentes países contam quais são as comidas típicas para a data

Brasil participa de 'Copa' para limpeza de ruas.

Objetivo é juntar a maior quantidade de resíduos em uma hora

Brasil está em primeiro lugar disparado no Parapan de Santiago.

Atletas já conquistaram 134 medalhas; jogos vão até o dia 26 de novembro

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Para concordar, clique em "Entendi". Saiba mais...