Esportes
Prefeita de Paris mergulha no Rio Sena
Centenas de pessoas se aglomeraram para assistir ao mergulho da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nas águas do Rio Sena. O episódio aconteceu na quarta-feira (17), nove dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos. Até pouco tempo atrás o rio era considerado impróprio para banho e passou por um processo de despoluição para receber a Olimpíada.
Provas de triatlo, natação em maratona e paratriatlo devem acontecer no Sena. Desde 2016 foram investidos € 1,4 bilhão de euros, cerca de R$ 8,35 bilhões de reais, para tornar o rio e seu principal afluente, o Marne, próprios para banho. "É sonho realizado. A promessa (de despoluição) foi cumprida", vibrou Hidalgo.
A prefeita nadou cerca de 100 metros em estilo crawl e foi acompanhada por Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos jogos, e por Marc Guillaume, representante do governo para a região Île-de-France, onde fica Paris.
Com o dia ensolarado, a água a 20ºC e bactérias controladas, foi possível realizar o mergulho – espécie de ato simbólico, já que o banho no rio estava proibido desde 1923. A ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Castéra, também entrou no Sena cinco dias antes de Hidalgo.