Curiosidade
Qualé sua pergunta: o certo é bolacha ou biscoito?
Pergunta enviada pelo leitor Lucas, da Emef Prof. Remo Rinaldi Naddeo.
O CERTO É BOLACHA OU BISCOITO?
Será que existe um jeito certo de chamar esse alimento doce ou salgado tão presente em nossos lanchinhos? Antes que vire briga, saiba que as duas palavras estão corretas e existem nomes diferentes por conta das variações da língua portuguesa presentes em nosso país.
Especialistas afirmam que no Estado de São Paulo e no Sul do Brasil é mais comum ouvirmos o termo “bolacha” e nas demais regiões o mais usual é “biscoito”. Mas não há um acordo fixo em relação a isso. Essa diferença no vocabulário é muito comum em um país tão grande quanto o nosso e é conhecida como regionalismo.
Além disso, nossa língua passa por transformações constantes – é só lembrar da palavra “você”, que no passado era “vosmecê”.
SECOS E MOLHADOS
De acordo com a indústria de alimentos, os termos bolacha e biscoito são sinônimos, mas na prática existem diferenças em seu preparo e formato. Em geral, a bolacha é mais seca e plana. Já o biscoito pode ser seco ou mais úmido e dificilmente é plano. Nas fábricas, ambos são produzidos com uma massa de farinha feita com vários tipos de cereal e gordura vegetal hidrogenada.
Os biscoitos podem ter inúmeros formatos e ser recheados ou não. A bolacha é sem recheio mesmo, como a famosa bolacha Maria, criada em 1874 para o casamento da duquesa russa Maria Alexandrovna (1853-1920). A palavra bolacha vem do latim “bulla”, que significa objeto esférico, mais o diminutivo “acha”. O termo biscoito, por sua vez, vem do latim “bis” e “coctus”, que querem dizer “cozido duas vezes” – isso porque antigamente o modo de preparo levava a receita duas vezes ao forno para ficar mais sequinha.