Mundo
Rebeca é top 100 de mais influentes
O ano vitorioso de Rebeca Andrade está terminando com mais reconhecimento. A ginasta aparece na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo em 2024. O ranking é feito pela empresa britânica de comunicação BBC. De acordo com os responsáveis, Rebeca foi selecionada justamente por ter se tornado a maior medalhista olímpica da história do Brasil, com seis pódios (dois ouros, três pratas e um bronze), durante os Jogos de Paris. Também foi levada em conta sua história de superação, por ter vindo de uma família humilde, e ainda valorizar a importância da psicologia na trajetória esportiva.
Confira a entrevista da Qualé com a atleta aqui.
A atleta não foi a única do país a ser escolhida. Lourdes Barreto e Silvana Santos também se destacaram em 2024. Lourdes, de Belém do Pará, é ativista e passou a vida defendendo os direitos das mulheres. Já a paulista Silvana Santos é bióloga e estuda, em João Pessoa, na Paraíba, a ocorrência de doenças genéticas raras, como a síndrome de Spoan.
Também aparecem no Top 100, nomes como o da iraquiana Nadia Murad, ativista de direitos humanos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz; da francesa Gisèle Pelicot, ativista na defesa de direitos das mulheres, e da atriz norte-americana Sharon Stone, por seu empenho em atividades de apoio a pessoas com HIV (vírus da imunodeficiência humana). No esporte, além da Rebeca, foram reconhecidas, entre outras, a atleta paralímpica de taekwondo Zakia Khudadadi (Afeganistão), primeira medalhista entre competidores refugiados; e a mesatenista Zhiying [Tania] Zeng (Chile), que estreou na Olimpíada aos 58 anos.