Saúde
Brasil terá vacina da chikungunya
Anvisa aprova registro do imunizante contra a doença

Um passo importante na luta contra a chikungunya* foi dado. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 14 de abril o registro da vacina contra a doença. Isso quer dizer que o imunizante, pioneiro no mundo, ganhou o aval para ser fabricado e aplicado.
O pedido foi feito pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a empresa farmacêutica franco-austríaca Valneva. Os testes foram realizados em 4.000 voluntários de 18 a 65 anos. A vacina apresentou segurança e alta imunização em 99% dos participantes. Os resultados foram publicados na revista científica britânica ‘The Lancet’.
A fabricação do imunizante deve começar no laboratório alemão IDT Biologika e, futuramente, no Instituto Butantan, em São Paulo. Ainda não há data para o início da produção da vacina, que deve ser aplicada em pessoas que têm acima de 18 anos. O Ministério da Saúde solicitará que o imunizante seja incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).
A chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da zika. Até 14 de abril, foram contabilizados 68,1 mil casos e 56 mortes confirmadas pela doença neste ano. Entre os sintomas, estão febre alta, calafrio, dores musculares e nas articulações.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Supertelescópio registra exoplaneta
James Webb captura imagem de corpo celeste que orbita estrela
Esse tal de algoritmo.
Saiba mais sobre as fórmulas que parecem ler nossos pensamentos
EUA entram na guerra entre Israel e Irã.
País norte-americano atacou três instalações nucleares iranianas
Notícias de animais que foram destaque.
Cacatuas, aranhas e baleia jubarte. Vem conferir!
Conheça a criadora dos Bobbie Goods.
Abbie Goveia comenta o sucesso de seus livros de colorir
“Mundo” da lua está de volta.
Famosa nos anos 1990, nova versão da série estreia na TV Cultura
Entenda o pix automático.
Veja como vai funcionar a nova forma de pagamento instantâneo