Saúde
Brasil terá vacina da chikungunya
Anvisa aprova registro do imunizante contra a doença
Um passo importante na luta contra a chikungunya* foi dado. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 14 de abril o registro da vacina contra a doença. Isso quer dizer que o imunizante, pioneiro no mundo, ganhou o aval para ser fabricado e aplicado.
O pedido foi feito pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a empresa farmacêutica franco-austríaca Valneva. Os testes foram realizados em 4.000 voluntários de 18 a 65 anos. A vacina apresentou segurança e alta imunização em 99% dos participantes. Os resultados foram publicados na revista científica britânica ‘The Lancet’.
A fabricação do imunizante deve começar no laboratório alemão IDT Biologika e, futuramente, no Instituto Butantan, em São Paulo. Ainda não há data para o início da produção da vacina, que deve ser aplicada em pessoas que têm acima de 18 anos. O Ministério da Saúde solicitará que o imunizante seja incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).
A chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da zika. Até 14 de abril, foram contabilizados 68,1 mil casos e 56 mortes confirmadas pela doença neste ano. Entre os sintomas, estão febre alta, calafrio, dores musculares e nas articulações.
Mais da Qualé
Arara e tucuxi entram na lista de ameaçados
Avaliação mostra que 1.280 espécies brasileiras estão sob risco
Inundações no Nepal e no Tibete deixam vítimas.
Socorristas ainda buscam mais de 4 mil desaparecidos
Empresas brasileiras pedem recuperação judicial.
Entenda o que explica a situação de algumas companhias
“Para quem ama histórias que tocam o coração”.
“A Maravilhosa Árvore Encantada” traz universo mágico aos cinemas