Mundo
Tumba do faraó Tutmés II é achada no Egito
Trata-se do primeiro túmulo real antigo encontrado desde 1922

Uma descoberta movimentou as autoridades no Egito. O Ministério das Antiguidades anunciou que foi encontrada a tumba de Tutmés II, importante faraó da 18ª dinastia e que viveu há cerca de 3.500 anos. O túmulo estava perto do Vale dos Reis em Luxor, no Sul do país. É a primeira tumba real encontrada em 103 anos desde a de outro faraó, o Tutancâmon.
A equipe de pesquisadores, formada por egípcios e britânicos, desconfiou que havia algo na região após recolher fragmentos de vasos com o nome de Tutmés II, identificado como o 'rei falecido', e inscrições com o nome de sua principal esposa, a rainha Hatshepsut, que era meia-irmã dele e se destacou por ser uma das poucas mulheres que governaram na época. Também foram identificados móveis funerários no local.
Os especialistas acreditam que a água invadiu a tumba pouco após a morte do faraó e danificou a câmara funerária. Os objetos, então, foram transferidos de lá e o que sobrou acabou de ser encontrado. O chefe da missão, Piers Litherland, disse ao programa Newshour, da BBC, que ficou emocionado. "Parte do teto ainda estava intacta: um teto pintado de azul com estrelas amarelas. E tetos pintados de azul com estrelas amarelas só são encontrados em tumbas de reis", contou.
Litherland afirmou que vai continuar o trabalho de pesquisa com a esperança de encontrar mais objetos originais. Mas onde está a múmia de Tutmés II? Os restos mortais foram encontrados há dois séculos, mas seu local de sepultamento original nunca havia sido localizado. Até agora.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Forte terremoto atinge o sudeste da Ásia
Ao menos 2.900 pessoas morreram em Mianmar e na Tailândia
Câmara aprova ‘Lei Larissa Manoela’.
Texto regulariza gestão do patrimônio de crianças e jovens
Corinthians supera Palmeiras e é campeão.
Empate diante de 48 mil garante 31º título paulista ao Timão
Argentina ganha de goleada do Brasil.
Partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo termina em 4 x 1
Tricô, crochê e bordado fazem sucesso.
Crianças e adolescentes estão cada vez mais interessados em aprender
Escola combate a gordofobia com arte.
Ensaio e exposição espantam o bullying e o preconceito
Você sabe como se forma um vulcão?.
Especialista explica a origem e traz mais curiosidades
Pandemia do coronavírus completa cinco anos.
Isolamento afetou o desenvolvimento de crianças nascidas nesse período