Curiosidade
Um a cada quatro brasileiros usa internet antes dos 6 anos, diz pesquisa
Levantamento também mostra que cerca de 25,1 milhões de crianças de 9 a 17 anos estão na rede

Os brasileiros estão usando a internet cada vez mais cedo: aos 6 anos. Com essa idade, cerca de 24% das crianças (uma a cada quatro) já começaram a vida nas redes. Em 2015, eram 11%. Esse é um dos dados da TIC Kids Online Brasil, pesquisa referência no comportamento digital, apresentada na quarta-feira (25 de outubro) no 8º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, em São Paulo. De acordo com o estudo, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil estão conectados, totalizando mais de 25,1 milhões.
Outro dado do levantamento – feito com 2.704 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, e seus pais ou responsáveis, entre março e julho deste ano – aponta que o fechamento das escolas durante a pandemia fez com que o acesso das crianças de 9 e 10 anos aumentasse 40% e chegasse aos 87%. Em 2015, 63% nessa faixa etária usava a internet. O acesso cresceu, principalmente, entre as crianças mais pobres, das classes D e E: subiu de 56% (em 2015) para 89% (em 2023).
De acordo com a pesquisa, crianças e adolescentes sabem baixar aplicativos (96%), conectar-se a uma rede Wi-Fi (93%) e salvar uma foto (91%), por exemplo. Afirmam saber quais informações devem ou não compartilhar (83%) e reconhecer quando alguém está sofrendo bullying (81%).
Mas o que as crianças buscam na internet? Cerca de 61% pesquisam compra de produtos, mas também procuram por informações relacionadas a sentimentos, saúde mental e bem-estar (34%). Há ainda as que querem informações sobre medicamentos (25%). Por volta de 16% dos entrevistados contam ter recebido mensagens de conteúdo sexual e 31% postam ou compartilham o local onde estão.
O levantamento da TIC Kids Online Brasil aponta que menos da metade dos responsáveis (43%) diz conversar com os filhos sobre as propagandas e 28% usam filtros ou configurações para restringir o contato das crianças com publicidade.
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas