Comportamento
Mais crianças de 6 a 8 anos estão na internet
Pesquisa aponta também para aumento de posse do celular

Cada vez mais crianças têm celular ou estão na internet no Brasil. Em quase 10 anos, dobrou o número de usuários de 6 a 8 anos que acessam a rede: passou de 41% (2015) a 82% (2024). Já na faixa dos 3 aos 5 anos, o salto foi ainda maior, de 26% para 71%; entre 0 e 2 anos aumentou de 9% para 44%.
Mais do que estarem na internet, as crianças também têm o próprio celular. O número subiu de 18% para 36% para quem tem de 6 a 8 anos, de 6% para 20% de 3 a 5 anos, e de 3% para 5% de 0 a 2 anos.
Os dados fazem parte de pesquisa inédita para a faixa etária de 0 a 8 anos, divulgada terça-feira (11), no Dia da Internet Segura. O levantamento foi feito a partir das bases de dados das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Domicílios.
Por outro lado, ainda segundo o estudo, as crianças estão menos nos computadores. Há 10 anos, cerca de 26% (3 a 5 anos) e 39% (6 a 8 anos) utilizavam o equipamento. No ano passado, as proporções caíram para 17% e 26%, respectivamente.
De acordo com especialistas, a pandemia do coronavírus foi relevante para o resultado, pois fez com que se buscasse novas formas de acessos individuais. A pesquisa não mostra qual o conteúdo mais acessado por essa faixa etária nem quanto tempo as crianças ficam nas telas. Segundo os organizadores, é um desafio ainda entender como é feita a interação das crianças nas redes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de telas na infância deve ser restrito. Os menores de 2 anos não devem ter acesso algum. Entre 2 e 5 anos, a permanência máxima é de uma 1 hora por dia, entre 6 e 10 anos, até 2 horas, acima dos 11 anos, até 3 horas.
Para os organizadores da pesquisa, é preciso mais do que o acompanhamento dos responsáveis. São necessárias ações conjuntas de governos e empresas para a criação de espaços digitais adequados a cada fase do desenvolvimento infantil, garantindo tanto a proteção quanto a promoção dos direitos dessa população também no ambiente digital.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas