Meio Ambiente
Foto de girinos ganha primeiro lugar
Prêmio britânico destaca melhores imagens de animais
O registro de dezenas de girinos* nadando livremente no fundo do Lago Cedar, na região da Colúmbia Britânica, no Canadá, foi o vencedor do prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem de 2024. A imagem é de Shane Gross, jornalista canadense especializado em conservação marinha. Ele foi um dos 17 profissionais premiados da 60ª edição do concurso, que recebeu inscrições de 59.228 fotos de 117 países.
Segundo o júri, foi escolhida por representar “a conexão entre plantas, animais e o ambiente, representando assim como a beleza da natureza pode ser encontrada em qualquer lugar”. Gross espera que o prêmio chame a atenção para a preservação dos anfíbios. As 100 melhores fotos fazem parte de uma exposição no Museu de História Natural de Londres.
*Os girinos são do sapo-ocidental, espécie encontrada só no oeste do Hemisfério Norte. As fêmeas colocam milhares de ovos na vegetação submersa de lagoas entre fevereiro e agosto. Os girinos se transformam em adultos até 3 meses após os ovos eclodirem.
Bastidores
Shane Gross ficou horas submerso para registrar a imagem. Para evitar que lodo ou algas subissem do fundo do lago e reduzissem a visibilidade, ele seguiu trilhas abertas por castores. Veja como a imagem vencedora foi feita aqui.
OUTRAS CATEGORIAS
Crianças fotógrafas
Com 10 anos, Alberto Gómez, da Espanha, venceu com a imagem que chamou de “Livre como um Pássaro”. O menino fez a foto de dentro do carro do pai enquanto estavam passeando por um parque.
Jovens fotógrafos
O alemão Alexis Tinker-Tsavalas, 17 anos, captou a imagem de um colêmbolo (ou pulga de jardim) ao lado de um bolor, ambos com menos de milímetros, em uma floresta em Berlim.
Animais em seu ambiente
Um lince se espreguiçando numa montanha coberta de neve é o cenário perfeito para uma foto premiada. Ela demorou seis meses para ser feita pelo russo Igor Metelskiy.
Comportamento: mamíferos
Registro de bebê macaco dormindo após ser amamentado pela mãe no Parque Nacional Wilpattu, no Sri Lanka. A foto é de Hikkaduwa Vinod.
Comportamento: aves
Zack Zhi, da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu fotografar o momento em que um falcão-peregrino estava caçando uma borboleta.
Comportamento Anfíbios e Répteis
A norte-americana Karine Aigner veio ao Brasil para fotografar essa imagem. O flagrante feito no Mato Grosso, Brasil, é de uma sucuri envolta da boca de um jacaré.
Fotojornalismo
A imagem de Britta Jaschinski mostra um perito da polícia de Londres buscando impressões digitais em um marfim de elefante. A ideia era fazer um alerta para o contrabando de marfim.
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas