Brasil
Horário de verão não volta neste ano
Governo deve avaliar se medida será retomada só em 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou nesta quarta-feira (16) a retomada do horário de verão ainda este ano. Segundo ele, o governo vai avaliar se a medida será retomada em 2025. "Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão. Nós temos a segurança energética assegurada”, explicou Silveira.
O horário de verão foi criado em 1985 e tem como objetivo economizar o consumo de energia elétrica no chamado “horário de pico”. Ao adiantar o relógio em uma hora em alguns estados, dá para finalizar atividades diárias ainda com luz solar e evita acionar equipamentos elétricos. Além disso, é uma alternativa de redução do acionamento de termelétricas (que produzem eletricidade), mais caras e poluentes.
Em 2019, o horário de verão foi encerrado durante o governo do Jair Bolsonaro (PL). Quando estava em vigor, era implementado entre outubro/novembro e fevereiro/março de cada ano. Os estados que adotam a medida são: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas