Curiosidade
Qualé a boa: Jogos de tabuleiro estimulam habilidades especiais infantis
Brincadeiras ajudam a desenvolver raciocínio e autonomia das crianças

Conhece o jogo da velha? Na escola ou em casa, com amigos ou familiares, você já deve ter jogado ou visto por aí. Este é um dos jogos de tabuleiro mais famosos do Brasil, com o qual a gente aprende desde pequeno a usar a estratégia.
Já o mais famoso da história é o xadrez. Outro também bastante conhecido, que usa o mesmo tabuleiro, é o jogo de damas. “Na Ásia, temos o go, nascido na China e incorporado à cultura japonesa. Na África, os jogos do grupo mancala, muitas vezes jogados no chão, com sementes ou pedrinhas, também são muito conhecidos e fazem parte da cultura”, explica a ludóloga Bianca Rozenberg*.
Além de divertidos, os jogos também são considerados patrimônios culturais da humanidade. “Eles são produtos de uma sociedade, têm traços culturais específicos. São formas de preservar saberes, fontes vivas de conhecimento, e a melhor maneira de a gente preservar esse patrimônio é jogando”, afirma Bianca.
Ela fala que o mesmo pode acontecer com os jogos modernos, inventados no presente. “Alguns vão evoluir, outros desaparecer. Daqui a cem anos, por exemplo, eles podem refletir o nosso contexto de hoje.”
HISTÓRIA
Há registros sobre o surgimento de jogos de tabuleiro há cerca de 5.500 anos. Suas diferentes e inúmeras regras, no entanto, foram sendo interpretadas por meio de documentos arqueológicos e pesquisas.
Bianca conta que entre os jogos mais antigos do mundo está o curioso senet, que surgiu no Egito e pode ser considerado um antepassado do gamão. “É um jogo ligado ao caminho da vida. Ele era como um ritual, em que o jogador vence forças inimigas para entrar no paraíso. Alguns tabuleiros foram encontrados na tumba de Tutancâmon, faraó egípcio que viveu há mais de 3.000 anos”, explica.
* Ludólogo é um profissional especializado em jogos. Bianca Rozenberg, por exemplo, conhece vários jogos do mundo inteiro e ensina professores e crianças a usá-los.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas