Curiosidade
Jovem é ‘engolido’ por baleia e sobrevive
Venezuelano viveu a experiência no sul do Chile

Quem olha o vídeo do momento em que Adrián Simancas, 23 anos, é ‘engolido’ por uma baleia pode até pensar que o fim foi trágico, mas não. O jovem não só está bem como ainda surpreso por tudo o que viveu. Ele estava passeando de caiaque na região do Estreito de Magalhães, no sul do Chile, em 8 de fevereiro, quando sentiu algo o derrubando na água (veja o vídeo aqui).
Ele fechou os olhos e quando acordou estava dentro da baleia. "Senti uma textura viscosa. A sensação foi mais como se ela estivesse me virando, do que me golpeando, e naquele momento fiquei deitado", contou o venezuelano durante entrevista à BBC News Mundo. Adrián acredita que o animal estava curioso e só queria brincar. “Depois que percebi que estava na boca dela, fui cuspido. Tudo aconteceu em segundos. Pensei na possibilidade de ainda sobreviver dentro da baleia, como Pinóquio.”
O vídeo foi feito pelo pai de Adrián, Dell Simancas, que primeiro não entendeu o que aconteceu, depois não acreditou. “Fiquei preocupado por um segundo. Até vê-lo saindo do mar”, contou ao mesmo canal. Foi quando a dupla conseguiu afastar o mamífero e voltar para os caiaques.
SEREIA EM APUROS
Outro vídeo que mostra a ‘interação’ de um animal do mar com um humano viralizou na internet. A russa Mariia Zelenina, 22 anos, foi atacada por um peixe esturjão-chinês durante sua apresentação como sereia no Parque Florestal Primitivo Xishuangbanna da China, em 28 de janeiro. O animal mordeu a cabeça dela, que rapidamente saiu do aquário (veja o vídeo aqui).
Em entrevista para o portal People, a artista contou que ficou com o olho machucado, que ainda não voltou para as apresentações, mas que se sente bem. “Foi inesperado. Claro que fiquei com medo, mas muita coisa pode acontecer na vida e é preciso tratar isso com humor.”
O peixe esturjão-chinês corre risco de extinção, existe há 140 milhões de anos e pode alcançar até 5,5 metros de comprimento. A espécie Aciper sinensi teria coexistido com dinossauros, é chamada de "fóssil vivo" e é considerada um tesouro nacional na China.
Sabe por que a baleia solta água pelas costas? A Qualé já respondeu à essa pergunta. Confira na edição 93 (aqui).
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Ataques entre Israel e Irã se intensificam
Guerra no Oriente Médio entra em nova etapa com investidas aéreas
138 milhões de crianças no trabalho infantil.
Meta de erradicação está longe de ser alcançada
Avião cai na Índia com 242 a bordo.
Pior acidente aéreo do país em 30 anos aconteceu após a decolagem
Brasil se classifica para a Copa 2026.
Seleção conquista vaga após vitória contra o Paraguai
A polêmica por trás dos bebês reborn.
Especialistas falam sobre a moda de humanizar brinquedos
Portugal vence Liga das Nações.
Com gol de Cristiano Ronaldo, time volta a levar troféu após seis anos
Além da Terra: aliens na cultura pop.
Games, filmes, livros e séries para explorar o universo dos ET's
1, 2, 3 e... respire fundo.
Técnicas simples para ficar mais tranquilo na correria do dia a dia
PSG goleia Inter na Champions.
Com o placar de 5 x 0 time francês leva primeiro título da Liga