Curiosidade
Jovem é ‘engolido’ por baleia e sobrevive
Venezuelano viveu a experiência no sul do Chile

Quem olha o vídeo do momento em que Adrián Simancas, 23 anos, é ‘engolido’ por uma baleia pode até pensar que o fim foi trágico, mas não. O jovem não só está bem como ainda surpreso por tudo o que viveu. Ele estava passeando de caiaque na região do Estreito de Magalhães, no sul do Chile, em 8 de fevereiro, quando sentiu algo o derrubando na água (veja o vídeo aqui).
Ele fechou os olhos e quando acordou estava dentro da baleia. "Senti uma textura viscosa. A sensação foi mais como se ela estivesse me virando, do que me golpeando, e naquele momento fiquei deitado", contou o venezuelano durante entrevista à BBC News Mundo. Adrián acredita que o animal estava curioso e só queria brincar. “Depois que percebi que estava na boca dela, fui cuspido. Tudo aconteceu em segundos. Pensei na possibilidade de ainda sobreviver dentro da baleia, como Pinóquio.”
O vídeo foi feito pelo pai de Adrián, Dell Simancas, que primeiro não entendeu o que aconteceu, depois não acreditou. “Fiquei preocupado por um segundo. Até vê-lo saindo do mar”, contou ao mesmo canal. Foi quando a dupla conseguiu afastar o mamífero e voltar para os caiaques.
SEREIA EM APUROS
Outro vídeo que mostra a ‘interação’ de um animal do mar com um humano viralizou na internet. A russa Mariia Zelenina, 22 anos, foi atacada por um peixe esturjão-chinês durante sua apresentação como sereia no Parque Florestal Primitivo Xishuangbanna da China, em 28 de janeiro. O animal mordeu a cabeça dela, que rapidamente saiu do aquário (veja o vídeo aqui).
Em entrevista para o portal People, a artista contou que ficou com o olho machucado, que ainda não voltou para as apresentações, mas que se sente bem. “Foi inesperado. Claro que fiquei com medo, mas muita coisa pode acontecer na vida e é preciso tratar isso com humor.”
O peixe esturjão-chinês corre risco de extinção, existe há 140 milhões de anos e pode alcançar até 5,5 metros de comprimento. A espécie Aciper sinensi teria coexistido com dinossauros, é chamada de "fóssil vivo" e é considerada um tesouro nacional na China.
Sabe por que a baleia solta água pelas costas? A Qualé já respondeu à essa pergunta. Confira na edição 93 (aqui).
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas