Curiosidade
Jovem é ‘engolido’ por baleia e sobrevive
Venezuelano viveu a experiência no sul do Chile

Quem olha o vídeo do momento em que Adrián Simancas, 23 anos, é ‘engolido’ por uma baleia pode até pensar que o fim foi trágico, mas não. O jovem não só está bem como ainda surpreso por tudo o que viveu. Ele estava passeando de caiaque na região do Estreito de Magalhães, no sul do Chile, em 8 de fevereiro, quando sentiu algo o derrubando na água (veja o vídeo aqui).
Ele fechou os olhos e quando acordou estava dentro da baleia. "Senti uma textura viscosa. A sensação foi mais como se ela estivesse me virando, do que me golpeando, e naquele momento fiquei deitado", contou o venezuelano durante entrevista à BBC News Mundo. Adrián acredita que o animal estava curioso e só queria brincar. “Depois que percebi que estava na boca dela, fui cuspido. Tudo aconteceu em segundos. Pensei na possibilidade de ainda sobreviver dentro da baleia, como Pinóquio.”
O vídeo foi feito pelo pai de Adrián, Dell Simancas, que primeiro não entendeu o que aconteceu, depois não acreditou. “Fiquei preocupado por um segundo. Até vê-lo saindo do mar”, contou ao mesmo canal. Foi quando a dupla conseguiu afastar o mamífero e voltar para os caiaques.
SEREIA EM APUROS
Outro vídeo que mostra a ‘interação’ de um animal do mar com um humano viralizou na internet. A russa Mariia Zelenina, 22 anos, foi atacada por um peixe esturjão-chinês durante sua apresentação como sereia no Parque Florestal Primitivo Xishuangbanna da China, em 28 de janeiro. O animal mordeu a cabeça dela, que rapidamente saiu do aquário (veja o vídeo aqui).
Em entrevista para o portal People, a artista contou que ficou com o olho machucado, que ainda não voltou para as apresentações, mas que se sente bem. “Foi inesperado. Claro que fiquei com medo, mas muita coisa pode acontecer na vida e é preciso tratar isso com humor.”
O peixe esturjão-chinês corre risco de extinção, existe há 140 milhões de anos e pode alcançar até 5,5 metros de comprimento. A espécie Aciper sinensi teria coexistido com dinossauros, é chamada de "fóssil vivo" e é considerada um tesouro nacional na China.
Sabe por que a baleia solta água pelas costas? A Qualé já respondeu à essa pergunta. Confira na edição 93 (aqui).
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Morre papa Francisco aos 88 anos
Funeral do argentino será sábado; votação vai escolher novo pontífice
Projeto estimula a consciência ambiental.
Estudantes de Jundiaí criam e seguem calendário ecológico
Entenda o vaivém das tarifas.
Vai ficar tudo mais caro? E o Brasil nessa? Tire dúvidas sobre o tema
Conheça as estátuas ao redor do mundo.
Encantado, no Rio Grande do Sul, tem novo Cristo Redentor
Entrevista com o professor Helder Guastti.
Entre seus projetos, está um livro de contos e biblioteca comunitária
Líder indigena é guardião das abelhas.
Conheça a importância da preservação de espécies sem ferrão
Aprenda a agir nas emergências.
Você sabe o que fazer para ajudar um adulto quando estiver sozinho?
Cachorro Snoopy completa 75 anos!.
Você sabe tudo sobre o personagem? Confira o nosso quiz
Por que acontece o déjà-vu?.
Especialista explica sensação de ter 'vivido' certos momentos