Mundo
Los Angeles enfrenta pior incêndio da história
Ventos de mais de 130 km/h complicam a situação dos incêndios florestais em Los Angeles, nos Estados Unidos. As chamas começaram na terça-feira (7) e estão se espalhando cada vez mais rápido. Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 130 mil precisaram deixar as residências. O presidente Joe Biden declarou desastre em grandes proporções e enviou aviões-tanque para a região, que enfrenta o pior incêndio da história.
O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, nomeou a situação de "sem precedentes e imprevisível". Por causa do vento, as equipes de bombeiros não conseguem se aproximar dos focos e a água está acabando. O primeiro foi registrado na Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu. Até o momento, uma área de cerca de 1.200 hectares (aproximadamente 1.200 campos de futebol) foi consumida pelo fogo no local. Mais de 1.000 construções foram destruídas e várias celebridades perderam suas casas, como a atriz Paris Hilton e os atores Billy Crystal e James Woods.
Os principais eventos de cinema que estavam marcados para acontecer em Los Angeles foram cancelados, inclusive o anúncio dos concorrentes ao Oscar. Era no dia 17 de janeiro e foi remarcado para o dia 19. Também foi cancelada uma sessão do filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", que teria um bate-papo entre a atriz Fernanda Torres, o diretor Walter Salles e o diretor mexicano Guillermo del Toro. Fernanda postou uma foto do incêndio nas redes sociais com a legenda. “Da minha janela, vejo Los Angeles em ‘flames’ (em chamas)”.